Dentro do mundo da moda, há opiniões bastante distintas no que toca a colaborações. Sem dúvida que é um tema delicado. Ano após ano, os consumidores são constantemente bombardeados com colaborações, desde as mais expectáveis às mais inesperadas.
Hoje em dia, uma parceria já não surge através da falta de recursos de uma marca em produzir algo, mas sim através do desejo de exprimir a sua visão e liberdade criativa com outros meios. As associações entre marcas acabam por potenciar os envolvidos. Há inúmeros casos de sucesso em que marcas pouco reconhecidas acabam por atrair notoriedade ao associarem-se a marcas mais populares, fazendo das colaborações a sua maior rampa de lançamento.
No que toca ao panorama nacional, as parcerias entre marcas já não são algo recente. Contudo, nem sempre obtiveram o reconhecimento que lhes era merecido. Talvez receio de singrar ou mesmo aversão ao desconhecido, fazem com que as marcas nacionais pouco ou nada se abram a possíveis ligações.
Este ano, um novo capítulo será aberto. A designer Alexandra Moura viu o seu trabalho ser reconhecido com um convite para desfilar ao lado das maiores casas de moda do mundo. Será uma excelente oportunidade para a própria designer mas também para outros que farão parte do projecto. Durante o dia de ontem, a mais recente parceria da designer foi tornada pública. Para esta estação, a designer desafiou a NOBRAND para intervir no calçado da próxima coleção, que será apresentada na semana da moda de Milão. Esta será uma parceria para a runway e que contará também com vários modelos exclusivos, customizados a tinta e pincel. Destaca-se o modelo A – Prototype, que será comercializado em breve. Para além desta colaboração, a marca anunciou também a continuidade do consórcio com a marca de roupa de exterior Duffy, voltando a apresentar parkas e casacos impermeáveis com estampados.
Ver esta publicação no Instagram
Por cá, na passadeira vermelha da semana da moda de Lisboa, Tânia Nicole mostrará as propostas de Nycole para a nova estação, com calçado da Ambitious Shoes. Este é mais um admirável exemplo de uma parceria com todo o potencial. A estética urbana presente nas peças da designer ajusta-se na perfeição aos moldes da marca de calçado vimaranense.
Ver esta publicação no Instagram
Estes são apenas alguns dos casos que poderemos vislumbrar nos próximos tempos. Com isto, resta-nos esperar que haja um seguimento natural desta tendência e que se alargue também à cultura urbana, que está em expansão. O possível êxito das colaborações não depende só das marcas e designers, mas, essencialmente, dos consumidores. É tudo uma questão de aceitação.