A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Fresh Finds: o melhor da música na última semana

Partilhas

Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, começamos cada semana a oferecer-vos uma seleção de novos lançamentos, escolhidos a dedo para uma entrada em grande. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de iyla, Pop Smoke, King Krule, Leon Bridges, e muito mais.

iyla: OTHER WAYS TO VENT

Depois de dois anos sem notícias de iyla, a artista californiana volta em força com o lançamento do EP “OTHER WAYS TO VENT”. De coordenadas vincada e contagiantemente pop, as músicas são elevadas pelas influências R&B e soul, que as afastam do domínio do expectável – exemplo especialmente bem-sucedido é “Bad Side”, assim como os piscares de olho ao hip hop em “OWTV”. Um pequeno documento das vivências e reflexões de iyla, “OTHER WAYS TO VENT” já se encontra disponível nas habituais plataformas digitais, e podem ouvi-lo aqui:

 

Nicki Minaj: Yikes

Nicki Minaj é um nome incontornável na última década de rap, que inaugurou com a sua icónica participação em “Monster”. Apesar das críticas que são apontadas ao seu output mais recente, álbuns como “Pink Friday”, “Pink Friday Roman Reloaded” e “The Pinkprint” gozam de um estatuto que não pode ser contestado. Agora, a abrir 2020, Minaj traz-nos “Yikes”, um novo single que tem capturado atenções generalizadas – não apenas pelos versos, mas também por ser o primeiro registo da rapper depois de ter anunciado que deixaria o mundo da música. A referência a Rosa Parks – “All you bitches Rosa Parks, uh-oh, get your ass up” – deixa claro o registo em que estamos, anunciando um banger imediato.

“Yikes” já se encontra disponível nas diversas plataformas online, e pode ser ouvido aqui:

 

Brent Faiyaz: Fuck The World

Brent Faiyaz acaba de anunciar o lançamento do seu mais recente EP, “Fuck The World”. O artista, oriundo do estado americano de Maryland, tem vindo a trilhar o seu caminho dentro do universo R&B, distinguindo-se pelos seus versos introspetivos e honestos. Não há, na música de Faiyaz, qualquer relutância em abrir a alma, e essa vulnerabilidade torna-se particularmente sentida quando canta sobre os excessos, sejam eles financeiros ou amorosos. “Fuck The World” é o reflexo dessa capacidade introspetiva, guiado por beats e sonoridades envolventes.

O EP já se encontra disponível nas plataformas digitais do costume, e pode ser ouvido aqui:

 

King Krule: Alone, Omen 3

Do outro lado do Atlântico, o londrino King Krule desvela o seu último single, “Alone, Omen 3”, acompanhado de um videoclip. A música, um avançado do antecipadíssimo álbum “Man Alive!”, vê Archy Marshall a debruçar-se sobre a importância da presença dos que nos são mais queridos quando a solidão bate à porta. O isolamento e a efemeridade do que nos rodeia assumem um papel central ao longo da faixa, envoltos pelas melancólicas guitarras filtradas que já nos habituámos a esperar, e pelos talentos narrativos de King Krule.

“Alone, Omen 3” já se encontra disponível nas habituais plataformas digitais, e enquanto aguardamos pela vinda de King Krule ao NOS Primavera Sound, podemos espreitar o videoclip aqui:

 

Leon Bridges, Khruangbin: Midnight

“Midnight” é o último single do EP colaborativo de Leon Bridges e Khruangbin. Uma presença repetida no Fresh Finds, este projeto merece a atenção de todos os que são especialmente afetos às constelações da soul, do R&B e do funk. O novo avanço traz-nos um ritmo e um groove próprios, mais descontraído do que “C-Side”, e ideal para uma tarde solarenga a passear pela cidade.

Fecha-se assim o capítulo de “Texas Sun”, EP que se encontra disponível nas várias plataformas digitais, além de disponível em vinil. Podem ouvir aqui:

 

Denzel Curry, Kenny Beats: Unlocked

“Unlocked” é o mais recente projeto de Denzel Curry e Kenny Beats, uma junção de forças que resultou num álbum colaborativo. Depois de mais um episódio de “The Cave”, onde Denzel surgira como convidado, a química da dupla não os deixou largar o estúdio. Chegam-nos assim oito faixas de coordenadas experimentais, produzidas ao longo de apenas três dias. Expectavelmente cru, mas igualmente sintomático da força criativa dos dois artistas, “Unlocked” é guiado por referências ao hip hop mais old school. O projeto fez-se acompanhar por uma curta-metragem de 24 minutos, que documenta as aventuras de Denzel e Kenny e revela os surpreendentes dotes de representação de ambos.

“Unlocked” encontra-se disponível nas habituais plataformas digitais, e a curta-metragem que serve de fio ao projeto pode ser vista aqui:

 

Pop Smoke: Meet The Woo 2

Depois do sucesso de “Welcome To The Party”, Pop Smoke lança a sequela de “Meet The Woo”. A ascensão meteórica do jovem nova-iorquino tem vindo a expandir o universo do dril por terras americanas, mas a sua preferência parece ser por continuar a colaborar com produtores britânicos.

“Meet The Woo 2” conta com colaborações de Quavo, Lil Tjay, A Boogie wit da Hoodie, e Fivio Foreign, e já se encontra disponível nas plataformas do costume. Aguardamos ansiosamente a vinda de Pop Smoke ao Rolling Loud, mas até lá podem ouvir o novo álbum:

 

Yung Gravy, bbno$: Off The Goop feat. Cuco

Numa colaboração inesperada, Yung Gravy e bbno$ convidam Cuco para “Off The Goop”. Apesar de não se terem oficializado como duo criativo, Gravy e bbno$ têm assinado, desde o início da carreira de ambos, diversos projetos a duas mãos. Conhecidos pelos beats contagiantes e pelas letras de cariz humorístico, trazem-nos com “Off The Goop” uma faixa leve, de swing latino, que explora uma nova sonoridade dentro do universo musical dos rappers – e, no caso de Cuco, é mais uma prova do seu experimentalismo criativo.

Podem ouvir “Off The Goop” aqui:

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *