A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Fresh Finds: o melhor da música na última semana

Partilhas

Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, oferecemos uma seleção de novos lançamentos a cada semana, escolhidos a dedo para estarem o par do que mais interessa. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de L-ALI, Jay Worthy, Drake, BADBADNOTGOOD e muito mais.

 

Mahalia: Isolation Tapes

A O2 Academy Brixton seria a próxima sala de concertos a receber Mahalia, naquele que seria um dos seus maiores concertos até à data. Adiado o evento, mas não as celebrações de aniversário, Isolation Tapes é motivo suficiente para comemorar.

O EP da cantora e compositora britânica chega na sequência do seu álbum LOVE AND COMPROMISE, e prova que a arte é capaz de servir de consolo em tempos de distanciamento social. Isolation Tapes é composto por três faixas, lideradas pelo honesto songwriting habitual, embebido nas melodias quentes onde o R&B impera. Disponível nas plataformas digitais do costume, podem ouvir o EP aqui:

 

Juls, TOBi: Beg Friend

TOBi e Juls acabam de anunciar os seus respetivos projetos: o vocalista e compositor nigeriano tlançou o álbum STILL+, enquanto Juls nos trouxera Happly Place, uma playlist de curadoria própria a ser completada ao longo do ano, apesar de, até agora, apontar para um formato de EP.

“Beg Friend” surge no contexto desse mesmo EP, e se os vossos ouvidos são parciais aos ritmos do bashment e do afrobeat, recomendamos vivamente que deem uma oportunidade. “Beg Friend” carrega consigo as raízes africanas que ambos os artistas partilham, bem como boas energias que são sempre bem-vindas. Já disponível, podem ouvir aqui:

 

Bruno Major: The Most Beautiful Thing

A música de Bruno Major envereda pelas relação humanas, o amor, e a muito possível culminação em desgostos. E se por vezes os seus temas assumem um caráter lamurioso, Major canta sempre com um carinho que carrega uma nota de esperança.

“The Most Beautiful Thing” não foge a essa tónica, contando ainda com a colaboração de Finneas O’Connel na escrita. Assumindo-se como uma carta de amor para uma alma gémea ainda por alcançar, “The Most Beautiful Thing” já se encontra disponível e pode ser ouvido aqui:

 

boylife: bummy!

Conhecido como guitarrista e vocalista de bandas como Common Souls e Mmmonika, Ryan Yoo apresentara boylife – o seu projeto a solo – no início do ano. “bummy!” é o segundo avanço de um repertório ainda embrionário, e que nos deixa olhos postos nas novidades que estão para vir.

Verdade é que as duas faixas lançadas até aqui não desiludem. “bummy!” está, contudo, num pólo oposto à da sua estreia com “peas”, com uma produção que apela às coordenadas do hip-hop alternativo. Já disponível, podem ouvir a nova faixa de boylife aqui:

 

Arlo Parks: Black Dog

Arlo Parks acaba de desvelar o seu novo single “Black Dog”. A faixa aborda o tema da saúde mental, e se a intenção de Parks era oferecer algum conforto a quem está a lidar com as reverberações da ansiedade em tempos de isolamento, a missão é bem sucedida – “Black Dog” traz-nos tanto quanto calor e energia quanto poderíamos esperar, e é um belíssimo profilático contra sentimentos inquietantes. Já disponível, podem ouvir a faixa aqui:

 

Jean Deaux: Watch This!

Nas últimas semanas, Jean Deaux tem sido presença habitual nas Fresh Finds. Esta semana, tivemos a oportunidade de ouvir Watch This!, a mixtape mais recente da rapper e compositora de Chicago. O projeto é liderado pelos ritmos do trap e do hip-hop, e se Moody! e Valid! foram testemunhos da sua capacidade em entregar versos furtivos, Watch This! é a confirmação de que Jean Deaux é capaz de domar qualquer estética – não lhe falta destreza para tal.

Deaux faz-se ainda acompanhar com um elenco de luxo, onda a sua própria produção anda de mãos dadas com a de daedaePIVOT, prodxvzn, Renzell, Ambi Lyrics, ROMderful, 1Mind, LetMode, e Grant Strumwasser; features incluem a presença de Saba, Yung Baby Tate e Stacey. Já disponível, podem ouvir aqui:


 

HDBeenDope: BrokeN Dreams

Quatro anos depois do lançamento de Pheace Be The Journey, HDBeenDope apresenta-nos um novo álbum. BrokeN Dreams é o acumular de horas passadas a gravar um álbum num quarto, onde o rapper canadiano tomou o cuidado de reunir as melhores histórias que tinha para contar. As quinze faixas são, portanto, um olhar sobre fragmentos da vida que leva em Nova Iorque, carregadas por uma produção cuidada com mão de Jahlil beats, Lege Kale, e Homebody. Podem ouvir aqui:


 

Megan Thee Stallion: Savage Remix feat. Beyoncé

Megan Thee Stallion tem vindo a conquistar as charts a um ritmo astronómico, deixando claro o seu potencial através de lançamentos que se tornam hits da noite para o dia. O talento da rapper de Houston não passou despercebido à própria “Queen B”, e a espera colaboração concretiza-se finalmente.

Se “Savage” já se tornara numa autêntica female anthem, o remix recebe um upgrade, com Beyoncé a deixar a sua marca por entre versos certamente icónicos. Já disponível, podem ouvir aqui:

 

Jay Worthy, Harry Fraud: Eat When You’re Hungry Sleep When You’re Tired

Jay Worthy dera sinais de saúde criativa no início do ano com o lançamento de Two4one, projeto que visava reunir as suas colaborações de sonho. Poucos meses depois, chega-nos agora um novo EP, também um projeto colaborativo e que alia o artista de Compton ao produtor Harry Fraud.

Eat When You’re Hungry Sleep When You’re Tired surge como uma ode a épocas passadas, cosido através de samples que nos remetem a ritmos que se faziam ouvir entre as décadas de 70 e 80. O EP já se encontra disponível nas plataformas digitais do costume, e podem ouvi-lo aqui:

 

Drake: Dark Lane Demo Tapes

Dark Lane Demo Tapes é a nova mixtape de Drake, projeto que antecipa o lançamento do seu esperado álbum, previsto para agosto. O rapper canadiano traz-nos assim uma coletânea de fragmentos e colaborações que parecem não ter lugar no registo de longa duração, um formato que já lhe conhecemos.

A mixtape faz jus ao título, e não podemos esperar um som especialmente coeso ou desenvolvido. Drake, contudo, é sempre Drake, e não perdemos a oportunidade de o ouvir contemplar o seu próprio sucesso, as relações amorosas falhadas, e todos os tópicos habituais. Já disponível, podem ouvir a mixtape aqui:

 

GOON DES GARCONS, Cuco: A24

GOON DES GARCONS está de volta ao ativo, e comprova-o com o lançamento de “A24”. Depois do profético EP Cheers To The End Of The World, o rapper de Arkansas aprontou uma colaboração com Cuco. A faixa rege-se por um beat infecioso, com referências ao cinema de Wes Anderson e Gaspar Noé. Já disponível, podem ouvir “A24” aqui:

 

Remi Wolf: Photo ID

A up-and-comer Remi Wolf acaba nos presentear com uma das faixas mais groovies lançadas nas últimas semanas. “Photo ID” vem carregada de sonoridades do funk e da eletrónica, mas com uma estética sempre firmada nas coordenadas pop. Se as últimas semanas foram um tanto difíceis, “Photo ID” recarrega as energias de quem se dispõe a acompanhar as suas batidas contangiantes, e transporta-nos para um futuro onde vamos poder dançá-la num dancefloor rodeados de amigos.

Remi admite: “Photo ID is me going OFF!”. Acompanhada por um videoclipe, podem ouvir a nova faixa de Wolf aqui:

 

L-ALI: Ciclo

“Ciclo” é o novo single de L-ALI, bem acompanhado por Here’s Johnny e Lunn para a entrega dos seus habituais versos imponentes. Sob um beat enigmático, o rapper de Alfama faz-se ouvir com um flow recitante que nos deixa com água na boca para um futuro lançamento.

“Ciclo” encontra-se disponível no canal de YouTube da Superbad, através de um videoclipe assinado por Gabriel Rentes e um6ra. Podem ver aqui:

 

Bryce Hase – Language feat. Tory Lanez

Bryce Hase faz parte dos up-and-comers aos quais nos temos mantido mais atentos. Com projetos lançados desde o ano passado, o artista de Dallas acaba de anunciar um single que conta com a participação de Tory Lanez, uma colaboração que, apesar de imprevisível, parece-nos fazer todo o sentido.

A dupla complementa-se na perfeição: Lanez encontra no R&B um certo conforto, e Hase oferece versos maviosos sobre uma produção conduzida por doces acordes de piano. Já disponível, podem ouvir “Language” aqui:

 

BADBADNOTGOOD, Jonah Yano: Goodbye Blue; Glide

Os BADBADNOTGOOD têm-se aliado a um sem número de projetos, complementando faixas de artistas de diversos géneros – desde o hip-hop à eletrónica. Desta vez, o grupo de jazz junta-se a Jonah Yano para uma dupla de singles, “Goodbye Blue” e “Glide (Goodbye Blue Pt. 2)”. Enquanto que a primeira faixa se rege pela suavidade que se ouve entre os primeiros acordes de guitarra e as vocais de Yano, a segunda vai beber-lhe inspiração mas traz-nos um instrumental de ritmos entusiasmantes. Já disponíveis, podem ouvir ambas as faixas aqui:

doing nothing but creating

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *