A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Fresh Finds: o melhor da música na última semana

Partilhas

Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, começamos cada semana a oferecer-vos uma seleção de novos lançamentos, escolhidos a dedo para estarem o par do que mais interessa. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de Isaiah Rashad, Smino, Kelly Lee Owens, Charli XCX, MISA, e muito mais.

 

REASON: Might Not Make It

Pelo universo da TDE – editora que reúne nomes astronómicos como Kendrick Lamar, SZA, Isaiah Rashad, SiR, Zacari, Jay Rock, e tantos outros – a semana passada foi assinalada como “Fan Appreciation Week”. Durante esses dias, foram anunciados lançamentos de artistas que já nos prometiam novidades há anos, e REASON não foi exceção.

“Might Not Make It” é o quarto single promocional do esperado álbum New Beginnings, onde o rapper imagina tudo o que faria durante aquelas que seriam as suas últimas vinte e quatro horas – uma reflexão sobre um hipotético cenário de doomsday, numa altura em que andamos todos a sentir-nos mais apocalípticos. Já disponível, a faixa conta ainda com videoclip, que podem ver aqui:

 

Kelly Lee Owens: Night

Kelly Lee Owens agendara o lançamento do seu antecipado álbum para o início de maio, e embora a pandemia tenha obrigado a um adiamento, nem por isso nos deixou de mãos a abanar. “Night” é o mais recente avanço da produtora britânica, uma excursão pelo universo eletrónico de Owens, tão hipnotizante quanto utópica. A faixa carrega consigo um movimento de emancipação, acompanhada de atmosferas noturnas, com o versos a serem carregados pela sucessão de sintetizadores compassados.

Espera-se agora que o álbum Inner Song seja lançado a 28 de agosto, mas até lá podem ouvir o mais recente avanço de Kelly Lee Owens aqui:

 

Isaiah Rashad: Why Worry

Cilvia Demo e The Sun’s Tirade são registos que solidificaram o percurso de Isaiah Rashad, com os fãs há muito a implorarem por um terceiro álbum. “Why Worry” não é o anunciado regresso sebastiânico, mas mostra que o talento do rapper americanoe está vivo e de boa saúde.

A faixa, gravada em meados de 2017, é um testemunho do motivo para termos tido tão poucas notícias de Rashad: “Too busy livin’ big/Too busy checkin’ off my list of shit I never did“. Parece-nos legítimo, mas ficamos felizes com o regresso. A faixa conta ainda com uma produção embebida em samples de soul, cortesia de Crooklin, e pode ser ouvida aqui:

James Blake: You’re Too Precious

Depois do lançamento de “Assume Form”, James Blake mostra estar definitivamente de volta ao ativo com o lançamento de “You’re Too Precious”. O nome é revelador, e a canção remete exatamente para o carinho pela sua famosa cara-metade.

Entre acordes de piano cadenciado, Blake toma conta do instrumental para nos trazer pelos seus versos uma declaração de amor. “You’re Too Precious” chega com um videoclip, que pode ser visto aqui:

 

Tom Misch, Yussef Dayes: What Kinda Music

Semana após semana, temo-nos deparado com os diversos lançamentos das peças que vinham dar forma a What Kinda Music, projeto colaborativo que junta Tom Misch ao baterista Yussef Dayes. O esperado álbum da dupla britânica vê agora finalmente a luz, e reflete o melhor que ambos os músicos têm a oferecer.

Produto claro da cena jazz característica do sul de Londres, What Kinda Music estende-se pelos acordes de Misch, com Dayes empresta o seu virtuosismo ao ritmo de cada música. O disco encontra-se disponível nas plataformas digitais do costume, mas também em formato físico. Podem ouvir aqui:

 

THE SCOTTS (Travis Scott, Kid Cudi): THE SCOTTS

Os nomes de Kid Cudi e Travis Scott remetem-nos para uma aliança criativa que já nos trouxe projetos como ASTROWORLD ou Birds In The Trap Sing McKnight. A colaboração dos dois rappers não é por isso novidade, mas é agora oficializada em “THE SCOTTS” – com uma faixa homónima – que antecipa uma parceria que nos poderá trazer mais novidades.

Podem ouvir e espreitar o videoclip abaixo, que conta com imagens de “Astronomical”, o evento no Fortnite onde se deu a estreia da faixa:

 

Pucci Jr: IDK

“IDK” é o mais recente avanço do universo sonoro de Pucci Jr. O artista português conta com um repertório que reúne um álbum, EP e vários singles, em que esbate as fronteiras entre o trap, o hip-hop ou o afro.

“IDK” conta com a produção tenebrosa de 404, e vê Pucci confortável e a pôr-nos a par das suas conquistas, sem se esquecer de impor respeito: “Last week 4K just in a day/Came back what you saying/ (…)Yea I might look like I’m all alone, 10 man deep riding round with the clique/So n*gga don’t test me”.

Já disponível, podem ouvir “IDK” aqui:

 

Guapdad 4000: Platinum Falcon Tape Vol. 1

Após o lançamento dos singles “Greedy” e “Embezzle”, o rapper de Oakland levanta o pano sobre o seu antecipado EP “Platinum Falcon Tape Vol. 1”, com produção assinada (em grande parte) pelo próprio.

O EP inclui seis faixas que totalizam 17 minutos, onde não faltam punchlines e versos cheios de atitude. Já disponível nas plataformas digitais do costume, podem ouvir “Platinum Falcon Tape Vol. 1” aqui:

 

Chris Keys, Quelle Chris: Innocent Country 2

Depois do lançamento de Innocent Country, Chris Keys e Quelle Chris regressam aos velhos tempos de companheirismo para a sequela.

Previsivelmente intitulado de Innocent Country 2, o registo conta com a produção de Keys, e as influências do soul elevam cada faixa aos ecos clássicos do hip-hop. Quelle Chris trata de contribuir para a narrativa, fazendo-se acompanhar por um vasto elenco de convidados.

Já disponível, nas plataformas digitais do costume podem ouvir Innocent Country 2 aqui:

 

Charli XCX: claws

A experiência de quarentena tem sido diferente para cada um, mas Charli XCX parece num mood produtivo: decidiu criar um álbum de raiz, e fazer disso a sua ocupação durante o isolamento. Chega-nos agora “claws”, o segundo avanço de how i’m feeling now. A faixa revela-se um autêntico hit da pop eletrónica, com as letras simples a conjugarem na perfeição com a produção maximalista de Dylan Brady.

Já a pensar nos beatmakers, STEMS da faixa encontram-se disponíveis para download de modo a que possam experimentar umas remisturas. Se não for o caso, podem só ouvir “claws” aqui:

 

MISA: Introlude

“Introlude” é a faixa que nos apresenta ao universo sónico de MISA, abrindo as portas ao EP de estreia The Quiet Storm. A dupla portuguesa une a voz doce de Sara Juliana às texturas de Mike Rasdom, uma produção acolhedora ao mesmo tempo que nos transporta para outros universos.

“Introlude” encontra-se disponível de momento no YouTube, e podem espreitar o videoclipe com mão de António Freitas Kier aqui:

 

altopalo: farawayfromeveryoneyouknow

Por cá já antecipávamos o lançamento do álbum do quarteto nova-iorquino altopalo, que mereceu referência ainda na semana passada. farawayfromeveryoneyouknow está agora cá fora, segundo projeto de longa duração do grupo, que se tece pelas linhas melancólias que o single já antecipava. O baixista Jesse Bielenberg descreve-o como “ruminações num período de transição”, o que nos deixa curiosos para o futuro, mas por agora fica este curioso cruzamento entre a electronica e a indie pop.

Disponível nas plataformas digitais do costume, podem ouvir farawayfromeveryoneyouknow aqui:

 

Ab-Soul: Dangerookipawaa Freestyle

Mantendo as apresentações breves sobre o terceiro TDE associate apresentado nesta, também Ab-Soul aproveitou a Fan Appreciation Week para disponibilizar uma nova faixa. Com novo álbum previsto para este ano, é improvável que “Dengerookipawaa Freestyle” seja mais do que um throwaway, mas relembra-nos do indiscutível potencial do rapper californiano quando lhe colocam um microfone à frente.

Já disponível nas plataformas digitais do costume, podem ouvir a nova faixa aqui:

 

Galgo: Parte Chão

Para os que se lembram – e para aqueles cuja memória precise de ser reavivada -, os Galgo começaram 2020 em grande com o lançamento de “Garras Dadas”, disponibilizado assim que se fez sentir a meia noite. Na semana passada, tivemos finalmente direito a Parte Chão, com toda a energia que já se sentia no single.

É um álbum seguro mas venturoso, que conjuga diferentes sonoridades, desde os riffs de “Giga Joga” e “Panca Espalha” aos sintetizadores que aceleram a cada minuto. Parte Chão é uma viagem sonora de quarenta minutos pelo mundo do rock que anda de mãos dadas com a eletrónica – podem embarcar aqui:

 

Oseias.: impossible/winter

Em 2020, Oseias. já nos trouxera cinco., EP composto por sete faixas. Agora, apresentamos “impossible/winter”, o último beat disponibilizado na conta de SoundCloud do artista lisboeta – um documento de groove, que aponta ao r&b e à soul. Podem ouvir “impossible/winter” aqui:

 

Smino: She Already Decided

Tomando o exemplo de companheiros da indústria, Smino aproveitou a sua quarentena para desenvolver a mixtape She Already Decided. O projeto teve direito ainda a um complemento na arte visual, através de um website que relembra os tempos em que o Windows XP era “tecnologia de ponta”.

Podem explorar a plataforma online aqui, que contém desde fotografias que retratam o que se passa longe dos olhares do público, à mixtape, que se encontra disponível para download via WeTransfer. Descontraída, mas nem por isso acomodada, She Already Decided é a mixtape que certamente nos irá entreter até ao lançamento do esperado álbum de Smino. Para ouvir aqui:

Monster Jinx: ROXO 06

A Monster Jinx, coletivo artístico e plataforma de edição e distribuição de música, acaba de lançar a sexta edição de ROXO – compilação que reúne temas de Darksunn, Maria, Liquid, M.A.F., Raiz, Ghost, Wavves, EARL, No Future e OSEB.

ROXO 06 reúne beats que apelam a uma viagem feita sem sair do lugar, ideal para exorcizar demónios interiores nesta época que nos tem posto a todos à prova. Disponível também em formato de cassete, podem ouvir ROXO 06 aqui:

doing nothing but creating

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *