A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Fresh Finds: o melhor da música na última semana

Partilhas

Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, começamos cada semana a oferecer-vos uma seleção de novos lançamentos, escolhidos a dedo para uma entrada em grande. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de Janeiro, Carla Prata, Jimmy P, Drake, e muito mais.

 

Janeiro, Paulo Novaes: Protocolar (Vol.1)

“Protocolar (Vol.1)” é o novo EP colaborativo de Janeiro e Paulo Novaes. Bebendo inspiração na bossa nova e no jazz, as quatro faixas que compõem o disco abordam preocupações sociais em tom de conversa. A aura esperançosa e leviana da música pode enganar-nos, mas basta ouvir “Protocolar, a Conversa” ou “Viver e Trabalhar” para perceber a preocupação de ambos os artistas com a instituição de um “(…) modelo social, que nos foi imposto à nascença com o intuito de nos dar um propósito, mas que acaba desumanizando-nos e deixando-nos mais longe do que somos”.

É um registo que nos dá motivos para reflexão, mas que não nos dá menos razões para gingar. O primeiro volume de “Protocolar” está já disponível nas várias plataformas digitais.

 

Jamie Isaac: 3

O título do novo projeto de Jamie Isaac é auto-explicativo: constituído por três faixas, “3” vê o cantor londrino recrutar Nosaj Thing para a produção, sem fugir da sua identidade. Para quem está a par do percurso de Isaac, a aposta em diversas sonoridades e experimentalismos não será novidade. Mas se “3” e “Couch Baby” se encontram em pólos opostos, a diferença diminui quando comparado com “(4:30) Idler”, o último álbum lançado pelo artista.
As três faixas apresentadas recolhem influências do neo-soul, da eletrónica, do R&B e do lo-fi, onde a texturização do bounce de “Next to Me” ecoa até ao beat de “I Know”. Melódico e sentimentalista, o EP consolida e reforça as coordenadas que Jamie tem vindo a explorar.

Também já disponível nas diversas plataformas digitais, podem espreitar “3” aqui:

 

altopalo: Honey

“Honey” é o mais recente single do quarteto nova-iorquino altopalo, que aproveitou para anunciar o seu segundo álbum “farwayfromeveryoneyouknow”, com lançamento previsto para 24 de abril. “Honey” é uma faixa de contornos melancólicos, marcada pela voz vacilante e arrastada de Rahm Silverglade, que se faz acompanhar por uma percussão igualmente cambaleante, guitarras que não destoavam numa balada de amor, a que se junta um refrão com horizontes eletrónicos. O quarteto descreveu “Honey” como uma “canção de amor ao Lexapro” – popular medicamento antidepressivo – e a sonoridade faz jus à descrição. O single encontra-se disponível aqui:

 

Ayanis: Lil Boi (Big Talk) feat. Queen Naija

Depois de uma colaboração com Wiz Khalifa em “One Night”, Ayanis aposta em mais um projeto colaborativo, juntando forças com Queen Naija em “Lil Boi (Big Talk)”. A faixa une o melhor de ambas as artistas, com as duas vozes a deslizarem sobre um beat simples, concedendo-lhes o espaço para brilhar. Claro female anthem, o tema gira em torno da valorização pessoal, e da importância de manter os critérios elevados na busca pelo “the one”.

“Lil Boi (Big Talk)” é um hit em potência, e podem ouvi-lo – juntamente com o videoclip – aqui:

Carla Prata, Florito: Desculpa

“Desculpa” é o mais recente single de Carla Prata, com a colaboração de Florito. Numa faixa que colhe influências do R&B, do dancehall, e do afrobeat, os dois artistas dão vida ao beat assinado pelo próprio Florito, que conta ainda com a presença de Brown Klaxic. A sonoridade de Prata é reinventada ao longo de uma faixa extremamente contagiante, muito graças ao seu flow suave, e onde as raízes angolanas da artista são revisitadas. Podem ouvir “Desculpa” aqui:

 

Kaash Paige: Love Songs – Remix feat. 6LACK

O remix de “Love Songs” – uma das faixas do seu último álbum “Parked Car Convos” – é o mais recente lançamento de Kaash Paige, e conta com a colaboração do rapper 6LACK. A jovem artista do Texas tem vindo a marcar território dentro do mundo do R&B, e o remix deste single é mais um claro statement de intenções. Reconhecível no background é um loop retirado de “We Can’t Be Friends”, faixa produzida por Dream Koala, que marcou presença constante em playlists de “chillhop” e lo-fi no YouTube e tantas outras plataformas. Podem ouvir o remix de “Love Songs”, aqui:

 

Bejaflor: Esquecer

São quase dois anos passados sem notícias de projetos a solo, embora Bejaflor se tenha mantido ocupado, marcando presença junto de nomes interessantes – nos últimos tempos, co-produziu para Co$tanza e Chico da Tina. Chega-nos agora o single “Esquecer”, excelente forma de matar saudades da sonoridade do jovem artista, na esteira Beatz, a beat tape originalmente lançada em 2018. O single antecipa assim o seu segundo projeto, e chega como uma lufada contagiante de energia e alegria, ritmada por sons sintetizados que apontam à eletrónica. Ficamos a aguardar que se levante o pano sobre o novo projeto, e por enquanto podem ouvir “Esquecer” aqui:

 

Drake, Future: Desires

Drake e Future acabam de lançar mais um single colaborativo, desta vez pelo SoundCloud oficial da OVO. A faixa não se encontra disponível em qualquer outra plataforma digital e, apesar das suspeitas iniciais sobre um falso leak, os dois rappers apressaram-se a partilhar a música através de redes sociais. Sob o título “DESIRES LEAK 2020 SUPER FUTURE DRAKE”, o single produzido por D. Hill esfrega sal na ferida, explorando relações amorosas passadas e o arrependimento presente. Ao longo da faixa, Drake surge com um flow que nos remete para outros tempos, em especial para faixas como “Headlines”. “Desires” encontra-se, como referido, exclusivamente disponível no SoundCloud, e pode ser ouvida aqui:

 

Jimmy P: Abensonhado

Inspirado pela obra de Mia Couto, “Abensonhado” é o título do novo álbum de Jimmy P. Com apresentação marcada para o Coliseu do Porto, no dia 22 deste mês, serve também de comemoração para os dez anos de carreira. “Abensonhado” é uma expectável reunião de influências, que refletem a herança cultural de Jimmy P: desde as sonoridades do hip-hop e as referências mais contemporâneas de trap, presentes em “Push-up”, às influências da bossa nova e da MPB em “Caminho”, com o incontestável skill do rapper a ancorar a narrativa contada pelo álbum. Composto por dezasseis faixas, o projeto conta ainda com vários convidados – nomes como GSON, Fernando Daniel, Carolina Deslandes, Deejay Telio, Filipe Ret, Djodje e Nelson Freitas. A produção ficou a cargo de SUAVEYOUKNOW, Mantra, Lazuli, Reis e Rusty.

Podem ouvir “Abensonhado” aqui:

doing nothing but creating

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *