Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, começamos cada semana a oferecer-vos uma seleção de novos lançamentos, escolhidos a dedo para uma entrada em grande. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de Tory Lanez, Saba, Usher, Slow J, Rico Nasty e muito mais.
Jean Deaux, Saba: Moody!
Deaux há muito que se revelou confortável nas andanças da indústria musical, tendo colaborado com artistas como Ravyn Lenae, Smino, ou Isaiah Rashad, sem precisar de confinar o seu trabalho às barreiras de um género específico. O seu último EP, “Empathy”, assenta sobre a essência do R&B e do hip-hop. Já “Moody!”, o mais recente avanço da artista de Chicago, move-se pelos ritmos do trap, onde Jean Deaux e Saba se servem de uma bassline repleta de 808’s para fazer a entrega dos seus versos com flows exímios. Já disponível nas diversas plataformas digitais, podem ouvir “Moody!” aqui:
Rico Nasty: Popstar
Depois do seu último lançamento, Rico Nasty acaba de revelar “Popstar”, novo single que antecipa o aguardado álbum “Nightmare Vacation”. A faixa, cuja produção ficou a cargo de Whoismike, navega pela narrativa da vida em que Rico embarcou, debruçando-se sobre o estatuto de popstar – ou rockstar, não se revisse ela em ambos os polos do estrelato, mesmo quando alinha pelo lado do trap. “Popstar” já se encontra disponível nas diversas plataformas digitais, e faz-se acompanhar por um videoclip:
Chav: Quando o Sol Dorme
“Quando o Sol Dorme” é a novidade vinda diretamente do universo de Chav. O rapper entrega-nos uma faixa afiada, onde os versos que apontam ao ego trip não dão tréguas aos que o ouvem. “Quando o Sol Dorme” conta com produção de SameLevelBeatz; PABLO ficou encarrega da mistura, captação e masterização. Para ouvir aqui:
Mounika.: Intro (i m sorry)
Três anos volvidos, Mounika traz consigo a notícia de que um novo disco está a caminho. “Intro (i m sorry)” é uma primeira introdução a “I Need Space”, aguardado álbum do produtor francês, que tanto se mostra nostálgica como melancólica, construída en torno de um loop de piano que assenta sobre um beat descontraído. Podem ouvir aqui:
Patrick Holland: Sinking Feeling
“Sinking Feeling” é o mais recente avanço que antecede o lançamento de “Simstim”, EP com lançamento esperado para o mês de Maio. Tendo já testemunhos da maioria do projeto, Patrick Holland deixa-nos com a faixa mais melódica que se fez ouvir nos últimos lançamentos. “Sinking Feeling” aponta à eletrónica, com sintetizadores cambaleantes e a percussão rufada num cenário sónico que nos remete para outras coordenadas. Disponível nas diversas plataformas digitais, podem ouvir “Sinking Feeling” aqui:
Buddy, Kent Jamz: She Think
“She Think” é o primeiro avanço da mixtape “Jank Tape Vol.1”, que une Buddy e Kent Jamz, membro da crew OverDoz, naquele que é o seu primeiro projeto colaborativo. Jamz tem vindo a ombrear em faixas com nomes de peso dentro do mundo do rap e R&B, de BJ The Chicago Kid, Thurz, Buddy, a Iman Omari, pelo que estamos curiosos por vê-lo assumir o volante de um projeto em nome próprio. “She Think” conta com a produção upbeat de Carter Lang, Nascent e Axlfolie. Podem ouvir aqui:
Slow J: bem vindo a casa.
Adequado aos tempos em que vivemos, o novo tema entregue por Slow J surge carregado dos habituais versos introspetivos do rapper setubalense. “bem vindo a casa.” já marca presença no nosso website, entregue primeiramente em formato de notícia, mas nunca é demais realçar lançamentos que valem a pena ouvir. Com uma produção assinada por Holly, Charlie Beats e pelo próprio J, “bem vindo a casa.” conta ainda com um lyric video que podem espreitar aqui:
xtinto: Marfim
“Marfim” é o novo single de xtinto, tema que também já havia passado pelo nosso radar. Última aquisição da Think Music, o rapper de Ourém faz-se ouvir tão ágil como nunca, entregando-nos uma multiplicidade de flows e rimas sobre uma produção melódica assinada por Benji Price. O single faz-se ainda acompanhar por um videoclipe com mão de Verdasca e HALFWOODJEANS; podem ouvir “Marfim” aqui:
Tory Lanez: The New Toronto 3
Tory Lanez acaba de lançar a sua mixtape “The New Toronto 3”, que marca o início de uma nova era – o rapper lança-se agora como artista independente, concluindo assim o contrato com a Interscope Records, editora com que já tivera vários desentendimentos públicos. O lançamento é assim motivo de celebração, mas nem por isso compromete a qualidade e a narrativa delineada. “The New Toronto 3” é, na sua essência, reflexo do espírito e vivências de Lanez, com coordenadas sónicas que tanto se aventuram pelo R&B como pelo rap. Já disponível, podem ouvir “The New Toronto 3” aqui:
Goose08: CHINATOWN
Goose08 acaba de nos fazer chegar o seu primeiro single do ano. “CHINATOWN” serve de cartão de visita para o up-and-coming rapper, onde a intenção de liderar o cenário musical lusitano se torna clara. “CHINATOWN” faz-se acompanhar por um videoclip concebido a preceito, realizado e produzido por Carolina Bastos. Disponível de momento só no YouTube, podem ouvir o novo single de Goose08 aqui:
Joy Crookes: Anyone But Me
A cantora londrina acaba de revelar aquele que é o seu primeiro registo de 2020. Tendo alcançado o reconhecimento pela peculiaridade dos seus profundos storytellings, Joy Crookes lidera aqui uma narrativa intimista, abrindo-se sobre a tensa relação com a sua própria saúde mental. “Anyone But Me” transporta em si as turbulências psicológicas de Crookes, refletindo as suas ansiedades mais profundas. A faixa já se encontra disponível nas diversas plataformas digitais, e pode ser ouvida aqui:
Lennon Stella: Fear Of Being Alone
Lennon Stella tem vindo a conquistar o mundo da pop passo a passo, revelando-se um dos talentos americanos que nos parecem mais promissores. “Fear Of Being Alone”, novo avanço da cantora de Nashville, sucede ao lançamento dos singles “Jealous” e “Kissing Other People”, que compõe o álbum com lançamento previsto para 24 de abril. “Fear Of Being Alone” apresenta-se eletrizante, no meio de relatos que nos falam de uma relação já fora de data. Podem espreitar o videoclipe que acompanha “Fear Of Being Alone” aqui:
Chuuwee, Trizz: 3.5 (Eighth)
“3.5 (Eighth)” é o novo álbum de Chuuwee e Trizz, resultado da junção da força criativa de ambos os rappers. O projeto que se rege pelos ritmos do hip-hip presta homenagem a grandes senhores do género, como Nas e Jay-Z, sem negar o reconhecimento a quem tem vindo a singrar dentro do cenário de newcomers – Cardi B recebe menção honrosa em “Don’t Fuck Witchu” pela entrega do flow que se revê semelhante ao de “Bodak Yellow”.
O álbum conta com uma indumentária sónica diversa, onde as frequências do hip-hop se fundem com as do lo-fi e do trap. Podem ouvir o novo projeto de Chuuwee e Trizz aqui:
Usher, Lil Jon, Ludacris: SexBeat
“SexBeat” junta o trio por trás da lendária “Yeah!” para um dos lançamentos mais escaldantes do ano. O single apresenta-se clássico e apaixonante, acompanhado por um solo de piano, até Lil Jon e Ludacris assumirem as rédeas e tomarem a faixa de assalto. Embebida em elementos sónicos certamente nostálgicos, “SexBeat” ouve-se como um hit que relembra a Era Dourada do R&B no início dos anos 2000. Já disponível nas diversas plataformas digitais, podem ouvir “SexBeat” aqui: