Com tantas novidades a chegarem-nos do mundo da música, a escolha sobre o que ouvir primeiro pode tornar-se complicada. Para facilitar as coisas, oferecemos uma seleção de novos lançamentos a cada semana, escolhidos a dedo para estarem o par do que mais interessa. Esta ronda de novidades conta com singles, álbuns e mixtapes de Pop Smoke, Branko, Spillage Village, Naeem e muito mais.
Sigam também a playlist cumulativa de Fresh Finds no Spotify, com a nossa seleção dos melhores lançamentos musicais de cada semana.
Pop Smoke: Make It Rain
A indústria da música tem sofrido perdas incalculáveis nos últimos tempos com o desaparecimento de artistas cujo futuro se antecipava brilhante. Pop Smoke sofreu do mesmo destino, mas o lançamento de um single póstumo confirma a imortalidade da sua energia. “Make It Rain”, é o primeiro avanço do álbum Shoot for the Stars, Aim for the Moon, cujo lançamento foi adiado por respeito aos protestos que tomaram lugar em diversas cidades do globo, face ao assassinato de George Floyd às mãos da polícia americana.
A faixa reúne Smoke e Rowdy Rebel, membro dos GS9, cujos versos foram gravados via chamada telefónica por se encontrar a cumprir pena de prisão. Já disponível, “Make It Rain” faz-se ainda acompanhar por videoclipe, que podem ver aqui:
Buddy: Black 2
O novo tema de Buddy é a sequela do hit lançado pelo próprio em 2018, “Black”, que conta com a participação de A$AP Ferg. O rapper californiana estreara-se em 2020 ao lado de Kent Jamz, com a primeira Janktape, mas em “Black 2” distancia-se dessa estética. O propósito agora é de chamar a atenção para a apropriação sistémica da cultura negra, e como isso não se reflete num maior reconhecimento da comunidade.
A acompanhar a faixa, a capa do tema é uma homenagem à fotografia emblemática de Malcom X. Podem ouvir aqui:
Jay Prince: prayers & soulutions
O rapper londrino acaba de revelar um set de canções, batizado de prayer & soulutions. Numa tríade onde consta ainda um interlúdio, Prince navega pelas memórias de início de carreira em “prayers”, e ainda que hesitante sobre o ritmo e caminhos na sua rotina artística, há esperança: “sometimes you gotta bring the value back to the (…) block, yeah it’s all for the love”. Já “soulutions” aponta para uma conversa sincera que parece repetir para si próprio. Podem ouvir ambas as faixas aqui:
No Money: Olhos de Bruxo feat. Kaps
Diretamente do universo da Superbad, No Money alia forças a Kaps para nos trazer o seu primeiro single do ano. Sobre uma produção partilhada por Here’s Johny e Holly Hood, No Money e Kaps assumem cada um a sua parcela, garantindo o que fazem melhor intercalados por um beat switch. Já disponível, podem ouvir a nova faixa de No Money aqui:
Deema: Hash Brown feat. David Armada
No início deste mês, Deema apresentou o primeiro avanço do EP Chew Your Food, com data de lançamento prevista para dia 3 de julho. O rapper do sul de Londres, que deu os seus primeiros passos dentro do coletivo The Square, prova-se certamente versátil, vincando um espaço próprio na herança do grime britânico que o viu crescer. Sucessor de “RAT RACE”, “HASH BROWN” promete constar na setlist do seu EP.
Já disponível, podem ouvir “Hash Brown” aqui:
Branko: SDDS
Na última semana, pudemos ouvir o primeiro avanço do segundo volume da compilação Enchufada na Zona, sendo que o primeiro single é assinado pelo incontornável Branko. O produtor português, que tem feito questão de animar os nossos dias com dj sets (sejam num terraço da grande Lisboa ou em plena Avenida da Liberdade), encapsula a agitação das primeiras semanas de confinamento em “SDDS”.
Enquanto aguardamos pelo lançamento da segunda compilação da Enchufada, podem ouvir o seu primeiro testemunho aqui:
Spillage Village (EARTHGANG, JID, Mereba, Jurdan Bryant, Hollywood JB): End of Daze
O coletivo Spillage Village manteve-se na penumbra nos últimos quatro anos, ainda que os seus membros mostrassem empenho nos projetos que vinham a ser lançados a solo. Preparando-se para um regresso, “End of Daze” reúne os melhores versos da crew, à exceção da contribuição de 6lack e Benji. Espelhando as circunstâncias presentes, o tema exala umm cenário apocalíptico, com cada membro a refletir sobre as suas rotinas e lifestyle naqueles que seriam os últimos dias na Terra. Podem ouvir aqui:
FKA 059, o k h o: Angeli feat. Adamn Killa; Tempi d’Oro feat. Chester Watson
Diretamente de Itália, o produtor e rapper FKA 059 partilha os créditos com o seu alter-ego o k h o para nos trazer “Angeli” e “Tempi d’Oro”, em colaboração com Adamn Killa e Chester Watson, respetivamente. Ainda que a produção de o k h o se mostre relevante dentro do cenário italiano do lo-fi, FKA 059 canaliza essa estética para o hip-hop e para o rap. Ambas as faixas são avanços de um antecipado álbum, projeto que se espera para julho. Já disponíveis, podem ouvi-las aqui:
Naeem: Startisha
Seis anos volvidos desde o último EP de Spank Rock, e Naeem Juwan apresenta ao mundo o seu primeiro álbum de estreia como artista a solo. Enquanto que sob o seu apelido produziu diversos temas de hip-hop, é em Startisha que Juwan abre um novo capítulo, apelando a sonoridades experimentais. Não abandonando as suas raízes – há espaço para faixas como “Simulation”, acompanhada de 808’s e versos por onde Naeem se faz pronunciar agilmente – mas também há para as que apelam aos ritmos das pistas de dança, como “Woo Woo Woo”.
Já disponível, podem explorar Startisha aqui:
Lil Baby: The Bigger Picture
Os protestos que se têm vindo a fazer sentir face aos casos de brutalidade policial nos Estados Unidos trespassaram os limites físicos das ruas. Lil Baby fê-lo inclusive através de um novo tema, “The Bigger Picture”, onde comenta o racismo sistémico na América e o abuso de poder por parte das forças policiais, na esteira da morte de George Floyd. Ao longo da faixa, Baby discorre sobre a sua experiência – “corrupted police been the problem where I’m from” – mas introduz alguma nuance – “I would be lying if I said it was all of ’em”. Abundam, ainda assim, as referências aos crimes e vidas perdidas nas mãos da polícia: “I guess that mean hold him down if he say he can’t breathe/They killing us for no reason”.
Podem ouvir o novo tema aqui: