A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Moda

Documentários de moda para ver durante a quarentena

Partilhas

Tudo indica que as próximas semanas de todos nós serão passadas em casa.

As circunstâncias não são as ideais, mas não deixa de ser uma oportunidade para meter a leitura em dia, aprofundar conhecimentos em alguma matéria, ou simplesmente varrer temporadas daquelas séries que estavam na lista de espera. No espírito da iniciativa #StayTheFuckHome, preparámos uma série de artigos com listas de recomendações curadas pela nossa equipa, para que o período em casa seja o mais confortável e interessante quanto possível.

A primeira lista desta série é dedicada a documentários. Fizemos uma seleção de documentários sobre moda – uns são clássicos obrigatórios, outros hidden gems, e ainda há espaço para produções portuguesas (uma delas nossa). Alguns podem ser assistidos diretamente desde o canal do YouTube, outros requerem subscrições de Netflix ou Amazon Prime – mas nada que não possa ser facilmente resolvido com um free trial.

Marc Jacobs and Louis Vuitton (2007)

Um documentário francês que mostra de forma “crua” os bastidores da casa francesa e o trabalho de Marc Jacobs à frente da mesma, enquanto prepara a coleção e desfile.

Dior and I (2015)

“Dior and I” é uma ode à visão artística de Raf Simons e à sua primeira coleção de haute couture ao serviço da Dior, conduzindo-nos pelos behind the scenes, dia-a-dia, desafios e frustrações da criação de uma coleção na casa francesa.

Dries (2017)

Durante um ano, Dries Van Noten permitiu que o realizador Reiner Holzemer o acompanhasse de perto, documentando todo o processo criativo e vida privada do designer belga de forma intimista.

Fresh Dressed (2015)

Mais do que um documentário, este é o documentário sobre a história de amor entre o hip hop e a moda. Uma crónica da evolução da moda urbana enquanto meio de expressão, desde as plantações de algodão,  passando pelos gangs dos anos 70 no South Bronx, até aos dias de hoje. Com relatos na primeira pessoa de nomes como Kanye West, Pharrell Williams, Karl Kani, Nas e muitos mais.

Horse Power: Hip-Hop’s Impact on Polo Ralph Lauren (2018)

A Polo Ralph Lauren, como imaginarão, não foi criada com a comunidade hip-hop em mente. Só quando um grupo de adolescentes de Brooklyn, nos anos 80, adotou a marca e lhe deu um twist próprio é que se deu a improvável comunhão. A Polo é desde então parte integrante do universo urbano, numa relação nem sempre fácil, testemunhada em “Horse Power” por nomes que vão de A$AP Ferg a Raekwon, documentário com o selo da Complex.

Just For Kicks (2005)

“Just for Kicks” é um documentário da história e impacto das sapatilhas na cultura hip hop, e de como passaram de equipamento desportivo a obsessão de muitos de nós nas últimas décadas. Com testemunhos de nomes como Damon Dash, Missy Elliott, Futura 2000, Raekwon ou Bill Addler.

Sneakerheadz (2015)

“Sneakerheadz” é um documentário para aficionados, explorando o mundo do colecionismo de sapatilhas, o impacto cultural e a sucessão de eventos que levou a que se tornassem num objeto de paixão.

Unbanned: The Legend of AJ1 (2019)

“Unbanned” conta a história de como as Nike Air Jordan 1 mudaram as regras da NBA e criaram um legado sem paralelo no universo das sapatilhas.

Vice News Tonight: We Went To The Fake Sneaker Capital Of China (2018)

A Vice News Tonight visitou Putian, a capital das sapatilhas contrafeitas na China, para uma visita guiada pelo mercado negro neste pequeno documentário.

#decenioalexandramoura (2019)

Este pequeno documentário, da nossa autoria, apresenta uma visão sobre os bastidores de uma das colaborações mais inesperadas da moda portuguesa.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *