Foi na igreja San Vittore e 40 Martiri na cidade de Milão, no passado dia 14 de janeiro que a 1017 ALYX 9SM apresentou a sua coleção FW22 abrindo assim a Milan Fashion Week. Pela primeira vez a apresentar uma coleção sua na cidade milanesa, ao invés de outras marcas face à situação pandémica atual, Matthew Williams contou com algum público para estes assistirem à “Fade” – a sua coleção que aponta aos tempos frios e que remete para este desvanecimento que é a vida pós-pandemia.
Seguindo o ethos da marca, a alfaiataria oversized e o tech wear pautaram novamente o seu desfile, onde variados fatos com silhuetas exageradas e visuais técnicos foram notórios. Quanto às propostas de outerwear – todas elas finalizadas com o tradicional hardwear da marca -, o designer americano recorreu a materiais como PVC, nylon ou couro, apostando em grande nos robustos shearling jackets exagerados que se apresentaram reversíveis em diversas cores e feitios para os dois sexos, e numa gama de casacos e coletes acolchoados trabalhados no mesmo material que algumas calças. Relativamente a calças, a 1017 ALYX 9SM revelou uma nova silhueta inovadora que junta os estilos regular e slim fit na mesma peça, dando um visual de uma legging numa das pernas. A acompanhá-las chegam calças cargo com bolsos 3D nas suas laterais, calças em PVC e calças de cinta baixa para as senhoras. As malhas – principalmente algodão, waffle e mohair forradas a nylon – também marcaram presença e chegaram em proporções exageradas em camisolas para homem e em formato de vestido para as senhoras, finalizadas por um fecho tradicional da marca. No que toca a vestidos, Matthew Williams apostou também em vestidos cortados na zona do tórax, bem como em vestidos de noite mais sofisticados.
Talvez o maior highlight da coleção vá para as propostas de calçado futurista liderado por uma nova silhueta inspirada num corretor ortopédico de joanete. A famosa e volumosa Mono Boot está de regresso mas com um twist – chega com uma nova sola EVA.