Para iniciar o novo ano de 2022 a Galeria Underdogs inaugura dia 21 de Janeiro duas exposições individuais: “Genealogically Weaved” da fotógrafa italo-portuguesa Raquel Belli e a exposição “Double Exposure” de Mariana Duarte Santos, artistas visual portuguesa.
No espaço principal da galeria ficará “Genealogically Weaved”, onde Raquel Belli aborda temas sobre a realidade tão pouco falada que é a relação cultural entre a Portugal e a antiga colónia portuguesa de Goa. Através de um extenso arquivo fotográfico pessoal que engloba três gerações, a artista retrata as memórias e vivências da sua família cristalizando a realidade complementária entre a vertente tradicional europeia e o exotismo tropical goense. Utilizando técnicas de sobreposição de fotografias contemporâneas juntamente com práticas artesanais tradicionais a artista cria a simbiose perfeita entre o exótico e o tradicional.
No espaço cápsula é-nos apresentada a exposição “Double Exposure” de Mariana Duarte Santos, uma mostra de pinturas em mixed media, desde a óleo e acrílico a desenhos em esferográfica e aguarela. A artista apresenta um acervo de obras marcadas pelo realismo e figurativismo de imagens baseadas em personagens de still-frames retirados de obras cinematográficas antigas. Deixando espaço de interpretação para o voyeur, Mariana Duarte Santos retrata contextos de momentos que realçam o existencialismo do comportamento humano e a sua interligação com o mundo, pessoas e espaços criando assim um mar de narrativas abertas. Para obter este resultado a artista sobrepõe composições improváveis, misturando componentes de diferentes épocas, géneros e contextos que acabam por encontrar a sua própria relação simbiótica.
A inauguração destas duas exposições de Raquel Belli e Mariana Duarte Santos está agendada para dia 21 de Janeiro de 2022, as 14:00 na Galeria Underdogs em Lisboa.