A Underdogs Gallery fecha o ano com duas novas exposições, unidas pelo questionamento das narrativas históricas mais consensuais no Ocidente. Ao regresso dos PichiAvo, que ocupam o espaço principal da Galeria com uma exploração do classicismo na esfera urbana, junta-se a estreia de Onun Trigueiros – integrante do coletivo Unidigrazz – no espaço Cápsula da galeria, assinando um reposicionamento da tradição da azulejaria portuguesa.
A dupla espanhola tem em “Used to Be” a sua segunda mostra na Underdogs, com obras especialmente criadas para a exposição e que incluem uma colaboração com Vhils. O encontro entre graffiti e arte clássica greco-romana estabelece um diálogo do passado com o presente, tendo o espaço público como pano de fundo – e estendendo-se a uma intervenção dos artistas na cidade, parte de um projeto de intervenção pública da galeria. A exposição foca-se em pinturas e desenhos sobre fragmentos de paredes, conjugados com bustos fragmentados, numa espécie de simulacro de uma recuperação arqueológica que nos propõe um questionamento sobre o valor dos objetos e a sua importância histórica.
No Espaço Cápsula, “Renascimento Street” é a primeira exposição de Onun Trigueiros na Underdogs, também com peças inéditas. O artista da Linha de Sintra explora a azulejaria para retratar momentos da sua vida quotidiana na periferia lisboeta. A mostra divide-se em três conjuntos de peças que representam uma progressão, e que incluem esboços sobre papel, azulejos reais, e azulejos “falsos” em MDF, acrescentando um caráter geográfico ao questionamento histórico, na interseção entre periferia e centro.
As duas exposições já podem ser visitadas na Underdogs Gallery.