Matthew M Williams, fundador da 1017 Alyx 9SM, acaba de ser anunciado como novo diretor artístico da Givenchy. O lugar estava vago desde que Clare Waight Keller deixara a marca francesa, e o designer californiano prepara assim uma mudança até terras italianas, numa escolha tão merecida como arrojada.
Desde que fundou a Alyx, em 2015, Williams tem vivido uma ascensão meteórica, muito pela sua linha estética que combina designs técnicos e funcionais com piscares de olho a diferentes subculturas. Não seria a escolha mais óbvia para uma casa de luxo clássica, mas a escolha reflete o esbatimento de fronteiras no mundo da moda, espelhando, por exemplo, o recrutamento de Virgil Abloh pela Louis Vuitton.
Numa breve declaração, Williams afirmou estar “extremamente honrado” por se juntar à Givenchy, e enfatizou que “nestes tempos sem precedentes, quero enviar uma mensagem de esperança, em conjunto com a minha comunidade e os meus colegas, e contribuir para uma mudança positiva”.
Williams será agora responsável pela supervisão das linhas masculinas, femininas, e de acessórios, além da imagem da Givenchy. Poderemos ver os frutos da sua visão artística já em outubro, com o desvelar da primeira coleção.