A Monster Jinx revelou-se uma das labels mais prolíficas ao longo deste período de confinamento. Agora, na ressaca desse momento da nossa história recente, a editora portuense parece dar sinais de que esse momentum não se tratou apenas de um caso isolado.
Depois da edição de sete compilações da Crib Season e do sexto volume da série Roxo, a Monster Jinx traz-nos uma split tape que une os talentos de Maria e de Darksunn. “Crooked N’ Grinded” reúne dois dos pontas de lança da editora num formato pouco convencional para os parâmetros do hip hop nacional, mas que assenta como uma luva na eclética discografia do Monstro Roxo.
Um formato mais comum noutros vértices da música moderna – as split tapes são habituais no campo do metal e do hardcore – o projecto reúne 14 novas faixas, todas elas em registo instrumental, tendo cada um dos intervenientes ficado responsável por metade desse total. Descrita pela editora como uma “representação das suas jornadas, rotinas, e viagens de carro, autocarro ou ferry”, assume-se assim como uma companhia para o tempo que vamos perdendo em transportes.
Como habitual, o projecto foi lançado no Bandcamp e restantes plataformas digitais, podendo também ser adquirido no formato cassete que a editora insiste em manter vivo em solo nacional.