O mercado brasileiro foi composto sempre na sua grande maioria de marcas estrangeiras. Mas nos últimos anos, junto com o crescimento do mercado de streetwear e de sneakers no geral, algumas marcas nacionais começaram a se destacar no cenário do país e hoje criam tanto ou em vezes até mais hype que as marcas de fora.
Nessa lista temos marcas com dez anos de mercado assim como marcas que estão nas suas primeiras coleções, mas todas produzindo produtos de altíssima qualidade.
PACE Company
Começando por uma das marcas mais novas de todas, vamos falar da PACE, fundada por Felipe Matayoshi. A marca foi lançada no ano passado com uma coleção de tênis e acessórios, tudo feito no Brasil de forma artesanal e chegou esse ano com uma nova coleção, só que dessa vez de roupas. A coleção foi nomeada RESONANCE e tem como inspiração recordações familiares do Felipe, misturando itens clássico como calça de alfaiataria, workwear e raincoat com techwear e criando peças com utilidade.
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ÖUS
A ÖUS não é só uma marca de roupas e tênis, mas sim uma marca de skate completa que se orgulha de criar e produzir todos os seus produtos no Brasil. Com uma equipe de criadores muito ligada a cultura do skate, eles contam com designers, artistas visuais, músicos e skatistas, claro. Suas coleções já contam com parcerias internacionais e não seria nada incomum ver alguém utilizando uma de suas peças pela Europa.
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PIET
Com um rigor estético raramente visto no mercado brasileiro, a PIET, fundada por Pedro Andrade conseguiu se instalar num nível perfeito entre moda high-end e streetwear. Usando referências do seu criador, a marca elevou a qualidade de modelagens e tecidos, além de fazer experimentações de padrões e tecelagem. A PIET vem num crescente dentro do mercado brasileiro, com colaborações já lançadas com a Nike, fazendo uniformes de futebol, Air Force 1 e participando do Air Max Day desse ano e com uma colaboração que está para ser lançada com a Champions, sendo a primeira marca brasileira a se juntar com eles para o lançamento de um produto.
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Bolovo
A Bolovo anda sob a linha tênue que divide o streetwear, do outwear e da cultura skate. Fundada por Deco Neves e Lucas Stegmann, amigos de longa data que já tiveram seu próprio programa na MTV Brasil, é uma marca de roupas, que também é produtora de vídeo e que também faz festas. Suas coleções e campanhas possuem um storytelling perfeito, e engajam o público com tudo que é produzido – os vídeos e fotos são do mesmo nível que as peças de roupa. Utilizando muito da cultura brasileira e da estética dos anos 90, a Bolovo cresceu muito nos últimos anos e tem tudo para continuar nessa crescente.
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High Company
Um estilo de vida urbano que gira em torno do skate constitui a base da High Company. Fundada por Diogo Roccon, é seguro dizer que é uma das maiores marcas brasileiras no cenário mundial. Sua base vem do skate, mas já conquistou a galera da moda em um nível tão alto que é praticamente impossível comprar um item direto do site da marca.
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Class
Marca que começou produzindo bonés a mão, mas que logo depois lançou sua coleção de roupas também. Indo contra a corrente do mercado mundial de produção, a Class confecciona cada peça artesanalmente, para manter o nível de qualidade, durabilidade e identidade. Utilizando referências de design brasileiras, as peças brincam com estampas e texturas, sempre utilizado matérias primas diferenciadas.
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Storvo
Mesmo sendo uma das marcas mais antigas da lista, a Storvo continua com seu espirito jovem. Com coleções temáticas, sempre utilizando estampas fortes e que desafiam convenções, estilo que está resumido em seu slogan “Keep Disturbing”. Suas coleções passam por temas intergaláticos, cultura brasileira e até pornô japonês de uma forma nada usual.
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