CLASS chega a Lisboa com pop-up store

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A CLASS anunciou uma pop-up em Portugal. A marca paulista, nome incontornável do streetwear brasileiro, chega ao Cybercafé Skateshop Annex e por lá fica durante os dias 14 e 15 de junho. E se para o público brasileiro a label dispensa apresentações, esta passagem por Lisboa obriga-nos a um recap.

A história da CLASS já conta 10 anos, e começa com uma lesão no joelho de Eric Cesar, promissor skater que se viu obrigado a trocar as tábuas pela máquina de costura. Com a companheira, Rafaela Sayuri, começou a construir bonés five-panel artesanais. Em pouco tempo, os dois designers autodidatas já faziam ondas com uma linha de roupa própria: muito ligada à cultura do skate e à herança operária de Santo André, cidade industrial na região de São Paulo, mas que ia além dos staples óbvios de streetwear, com silhuetas improváveis e materiais elevados.

As comparações com marcas como a Supreme e a Palace eram inevitáveis – até porque também as peças da CLASS esgotavam em minutos, deixando o mercado de resale em brasa. Mas os horizontes da marca estendiam-se mais longe, e a uma celebração da brasilidade caraterizada pelo “lixo e luxo”. A fronteira entre baixa e alta cultura estava aí para ser derrubada. As coleções mais recentes continuam ancoradas na cultura de skate dos anos 90, mas bebem de referências funcionais e minimalistas. A pichação de São Paulo é celebrada no mesmo fôlego que o movimento artístico do concretismo ou que a arquitetura modernista. A estética marginalizada é transportada para as Fashion Weeks (sem que isso impeça colaborações com a hamburgueria do bairro).

The only way is up, ou pelo menos tem sido: a CLASS tem já um lugar próprio no panteão da moda brasileira, veste nomes como Marcelo D2 e Mano Brown, e garantiu um crescente impacto overseas, com um following de culto no Japão. Agora, é a vez de Portugal se render.

Visitem a pop-up no Cybercafé Annex nos dias 14 e 15 de junho, das 13h às 20h. No domingo, dia 16, fecha-se em chave de ouro com o CLASS for Tricks. Se andarem por Paris na próxima semana, a CLASS voltará a marcar presença na Fashion Week com o projeto colaborativo Je M’appelle Brasil.