Kanye West foi até à frenética Paris Fashion Week para, no meio de todas as polémicas, apresentar a YEEZY Season 9 – a primeira coleção da linha desde o outono de 2020, com propostas fiéis ao ADN estético da marca.
Claro que Ye nunca se ficaria só pela runway, e preparou toda uma performance. O evento invite-only teve cerca de 50 pessoas na assistência, que foram brindadas com um coro de crianças – vestidas de Yeezy e lideradas por North West – a abrir o show, à medida que os modelos entravam à sua volta. Depois o foco foi dividido entre a coleção, desenhada pelo próprio Ye e por Shayne Oliver, e os modelos high-profile, de Naomi Campbell a Michèle Lamy e Matthew M. Williams.
No que toca às peças de roupa propriamente ditas, o design mantém a linguagem semelhante a coleções anteriores YEEZY GAP, com tons de terra e silhuetas mais baggy. Há puffers oversized, bombers, macacões vanguardistas, crewnecks pré-amarrotados, botas 3D-printed, ponchos, e, claro, a controversa t-shirt usada por Ye que viralizou de imediato – com a imagem do Papa João Paulo II na frente e a inscrição “White Lives Matter” nas costas. A coroar a apresentação, houve ainda tempo para Kanye revelar uma colaboração inédita com James Blake.
Acima podem espreitar o runway show YEEZY Season 9.