Abriu na última semana em Lisboa a Antù, um novo templo dedicado à cultura em várias das suas vertentes, partilhando nas mesmas quatro paredes restaurante, galeria de arte e ainda um espaço para pop-ups de roupa, ocupado desde a inauguração pela britânica Wavey Garms.
A ideia partiu da cabeça de Matheus Veronez, que antes já no Brasil tinha desenvolvido o conceito de bar, restaurante e streetwear no mesmo espaço com a Void, onde era um dos sócios. Mas foi numa conversa com Igor Morozini, na altura funcionário de Matheus, que o novo projeto se virou para Lisboa. O brainstorming levou à evolução do conceito e à inclusão de sócios – Christine Veronez, Sabrina Rossi e Pedro Garcia – até chegar à fórmula ideal que agora é levada a cabo: “comida boa, música boa, roupas bem selecionadas, e malta de todos os tipos”.
Para ao primeiro ingrediente da receita, foram a Auckland buscar Christine Veronez que para além de se tornar sócia do projeto assumiu a posição de chef, trazendo consigo a experiência adquirida em cozinhas de restaurantes recheados de Estrelas Michelin como El Celler de Can Roca em Girona ou o D.O.M. em São Paulo, para uma carta que aplica o melhor da cozinha sul-americana à abordagem de tapas espanholas. Já as bebidas ficaram ao cargo da experiente mixologista Sabrina Rossi, outra das sócias da Antù, que preparou várias propostas de cocktails autorais, sem nunca esquecer os clássicos.
O espaço incluí também uma pequena galeria para exposições de arte, que está já preenchida com trabalhos do artista português Hatory Pabllo e da artista brasileira Maria Guimarães, reforçando a aposta na ligação entre os dois países. Adicionalmente, dois ecrãs estão estrategicamente posicionados para trazer exposições digitais de artistas intercontinentais. A nível de música, o projeto tem convidado mensalmente DJs a desenvolver mixtapes especiais, contando já com 5 no seu Soundcloud.
Quanto à roupa, a Antù estreou-se com uma pop-up store da Wavey Garms com várias propostas quentes para o verão 2021. A escolha da loja inglesa nascida dos grupos de compra e venda de roupa no Facebook não foi coincidência, Igor também tinha um negócio de roupa em segunda-mão no Brasil e o projeto de Rihannon Isabel era a sua grande referência. Depois de se conhecerem em Londres, veio a vontade de fazer alguma coisa em conjunto e com o nascimento da Antù era óbvio, “ela tem um gosto fodido para escolher peças e foi o primeiro nome que surgiu”. A curadoria clínica da Wavey Garms traz uma seleção de propostas de marcas como Prada, Moschino, Missoni, Yves Saint Lauren, Versace, Burberry, Lacoste, Sergio Tacchinni, Polo Ralph Lauren ou Palace Skateboards, apresentadas num lookbook fotografado por Sharon Pannen. Mas o plano não é ficar por aí, “a ideia é ser rotativo, não ter sempre a mesma cena no espaço” e já estão em desenvolvimento uma coleção em colaboração com a marca americana Paterson agendada para setembro, uma pop-up store da Wide Shades e várias surpresas por revelar.
Agora a Antù abre as portas na Rua do Corpo Santo nº 22, Cais do Sodré, com um objetivo claro: criar uma comunidade e ser um espaço para ela. “Queremos que seja um local onde toda a gente possa partilhar ideias e colaborar com projetos novos na cultura, dentro do skate, moda, cultura, arte” diz-nos Igor, ou “home is where the homies are” não fosse o slogan do espaço.