Alexandra Moura trouxe “Extramundanus” ao Portugal Fashion

Partilhar:

 

Depois de deixarmos o pó assentar, é tempo para um recap de alguns dos nossos desfiles favoritos do Portugal Fashion.

Comecemos pelo último dia, que nos levou ao renovadíssimo Mercado do Bolhão. Alexandra Moura tomou conta do piso superior do icónico edifício e – enquanto cá em baixo se vendiam frutas e legumes – apresentou a coleção “Extramundanus”, que já tinha feito pit stops nas Fashion Weeks de Milão e Paris.

As propostas são descritas pela designer como situadas “entre o transcendente e o mundano”, e tateiam mais uma vez a linha entre o streetwear – que teve nos modelos Lon3r Johny e Hatory Pabllo os principais embaixadores, com destaque para umas mules tipo Crocs e a nova collab com a Sanjo – e a alta costura. No pólo do vanguardismo, saltam à vista as silhuetas exageradas e o habitual foco nos tecidos, explorando as gangas, as fibras naturais (bem presentes nos vestidos) e um material inédito próximo de borracha com relevo.

Todo este arrojo guarda uma mensagem política, que se propõe a evocar “novos seres que chegam para intervir com amor” numa época em que, diz-nos a própria Alexandra, o mundo parece precisar de uma “mudança de paradigma”.