No último ano, o coletivo SSSTUFFF já vinha criando uma boa dose de hype na cena streetwear de Barcelona, depois de se ter estreado num evento na Soho House e de ter apresentado a sua primeira pop-up store na cidade catalã (agora promovida a loja permanente), onde a inspiração num supermercado asiático nos trouxe uma exuberância hipersensorial e um trabalho conceptual muito difícil de encontrar nos dias que correm.
Essa tem sido a premissa da SSSTUFFF, que às peças de roupa procura juntar uma experiência que extravase as formas tradicionais de pensar o consumo da moda – desde o marketing até ao momento de compra, os criativos Ho e Jepi, fundadores da marca, procuram sempre acrescentar uma dimensão artística e experimental.
Isto não significa que os designs sejam descurados – bem pelo contrário. A marca catalã parte do streetwear clássico para assinar peças inovadoras, que convocam um universo próprio, misturando realidades paralelas com memórias de infância. Entre as últimas propostas, há várias t-shirts que mudam de cor com o calor, outras que trazem marcadores para as personalizarmos, e ainda um hoodie inspirado numa cabine telefónica – com ranhura para moedas incluída. Os detalhes minuciosos fazem-se sentir também no packaging, que segue à risca o conceito da loja – as peças da SSSTUFFF chegam em embalagens de comida, caixas plásticas que se encontrariam em restaurantes take-away asiáticos. Este universo estende-se ainda em colaborações com restaurantes e numa comunicação que remete para anúncios publicitários chineses e japoneses do final do século XX.
Acima podem espreitar a mais recente coleção da SSSTUFFF, disponível na plataforma online da marca. A marca tem não parece ter intenções de parar num futuro próximo, já estando disponível em 8 cidades pela Europa fora e com planos para abrir em novos pontos do Velho Continente.