A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Desporto Moda

Red Star F.C. os OG’s do futebol parisiense

Partilhas

 

O Stade Bauer fica encaixado num subúrbio de Paris, no nordeste da capital francesa. Não há grande glamour: é uma área pobre, mais conhecida por receber uma feira da ladra, e para onde foram empurradas sucessivas gerações de imigrantes que lhe deram uma fascinante diversidade cultural. Quem não souber, não adivinha que é esta a casa do terceiro clube mais antigo de França, o original da capital – o Red Star F.C.

Fundado há 121 anos por Jules Rimet, histórico presidente da FIFA, o Red Star foi sempre um clube da comunidade operária que o rodeia. Esta ligação ficou ainda mais forte em 1944 quando Rino Della Negra, um jogador do clube e membro da Resistência Francesa, foi assassinado às mãos dos nazis. A sua nota de despedida dizia apenas “envia o meu olá e o meu adeus a todo o Red Star” – e a claque de L’Étoile rouge não o esquece, celebrando-o como símbolo antifascista.

Desde aí, o clube andou num iô-iô de subidas e descidas, com problemas financeiros pelo meio. Os adeptos nunca pareceram preocupados: há uma identidade muito mais importante do que o sucesso dentro do campo. David Bellion compreendeu-o bem quando assumiu a posição única de diretor criativo do clube. Foi assim que surgiu o Red Star Lab, uma plataforma para os miúdos da comunidade local, que oferece workshops de teatro, música, cinema, fotografia ou dança. Construíram-se pontes com o mundo da cultura e da arte, parcerias com estúdios de moda e com a @Vice, convites a DJ’s para fazerem a curadoria das playlists do estádio.

Tudo isto reflete-se nos equipamentos para esta temporada. Em colaboração com a Kappa chega-nos uma coleção muitíssimo recomendável, entre camisolas personalizáveis com badges em velcro que ostentam mensagens como “Refugees Welcome”, que tiveram apoio criativo da Daily Paper, e uma linha retro que recupera algumas das peças mais bonitas da história do clube.

O Red Star é hoje um clube cool, mas é bem mais do que isso. É difícil resistir às comparações com os vizinhos do Parc des Princes, tantos são os contrastes com o PSG, mas a verdade é que não lhes faria justiça. Eles são os OG’s, já cá andam desde 1897, e não vão a lado nenhum.

A nova coleção Kappa x Red Star F.C. já está disponível na loja online do clube parisiense.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *