nss e Lyst publicam resultados de estudo sobre a percepção de marcas de moda em 2021

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A nss e a Lyst revelaram os resultados do seu estudo sobre a percepção do público em relação à identidade e imagem das marcas de moda mais populares da atualidade. O estudo foi conduzido através do Cartesio no mercado sul-europeu, mais precisamente em Itália, Espanha a Portugal, e procurou posicionar várias marcas através das coordenadas luxury, streetwear, hype e heritage.

De acordo com os dados apurados, as três marcas mais associadas pelo público como luxury foram Hermés, Valentino e Dior, enquanto que no quadrante heritage apenas a última delas não consta no top 3, dando lugar à Burberry. Mas Hermés não se limita a aparecer em destaque nos quadrantes luxury e heritage, a casa francesa é consensualmente o expoente máximo em ambos para o público do Sul da Europa.

Nike, Stüssy e Palace são as três marcas que mais frequentemente surgem associadas ao termo streetwear, mas quando o tema é hype o top é constituído por Off-White, Supreme e Palm Angels.

Ainda assim, o estudo apurou que a Nike é a marca menos consensual em termos de definição, variando bastante entre as quatro coordenadas. A Supreme e a Off-White são, depois do Swoosh, as marcas que mais variam na percepção do público.

Se olharmos em específico para os resultados apurados junto do público português, notam-se ligeiras diferenças nas posições das marcas relativamente aos resultados gerais. Enquanto que as coordenada heritage e hype se mantém inalteradas, em luxury apenas a Hermés marca presença no topo, juntando-se a Louis Vuitton e a Gucci à casa francesa, enquanto que no que toca a streetwear o top 3 é composto por Carhartt, Awake e Palace.

O documento final com os resultados do Cartesio já está disponível para leitura, contando não só com avaliações finais e previsões feitas pela nss e pela Lyst, como com opiniões de ilustres da indústria como Derek Morrison da StockX ou Luca Benini da Slam Jam. A nss publicou também as opiniões e resultados de alguns nomes da indústria da moda em Portugal.