Em 2020, Marta Marques e Paulo Almeida escreveram um manifesto de responsabilidade social e ambiental – “um compromisso para empoderar e honrar as comunidades em que existimos”. Agora, a nova coleção Marques Almeida começa a cumprir essa promessa, com a coleção primavera 2022.
A apresentação teve lugar num edifício industrial no Porto, e convocou vários criativos da zona de Campanhã para um trabalho colaborativo. Os modelos – um elenco inclusivo – desfilaram com algumas peças incontornáveis da marca, desde os boyfriend jeans aos vestidos desgastados e aos hoodies oversized. A diferença é que os processos de fabrico são agora documentados no website da marca, de forma a tornar transparentes os seus esforços de sustentabilidade.
A coleção contou ainda com a colaboração de Nani Campos, que usa tecidos reciclados para construir knitwear em forma de teias de aranha, e uma das camisolas tem ainda o dedo de Rebeca Letras, ceramista portuguesa. Há ainda a mão de outros nomes como Patrícia Tilo e os seus “bordados fraturados”, Susana Santos e os seus sacos reciclados, as capas do designer José Vieira, e umas margaridas em crochet, contribuição de Marcelo Almiscarado.