London Fashion Week tem edição virtual

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Este fim de semana deveria trazer-nos a London Fashion Week mas, sem surpresas, o cancelamento revelou-se inevitável. Entre desfiles, festas, e arrojados outfits, é mais um dos muitos motivos de alegria que a pandemia nos roubou, e um ponto de interrogação começa a pairar sobre o futuro dos eventos de moda. O British Fashion Council, contudo, não se esquivou ao desafio, e programou uma série de eventos virtuais numa plataforma digital desenhada para o efeito. A ideia é que os designers tenham assim um espaço único para mostrarem as suas criações e os seus projetos, e que servirá também para acolher painéis de discussão e showrooms.

A verdade é que a solução está, por enquanto, longe de ser perfeita. Vários designers não conseguiram concluir as suas coleções a tempo da apresentação, uma vez que muitas fábricas encerraram durante a quarentena, e há nomes de peso cujas ausências são difíceis de ignorar. Além disso, e atendendo ao atual clima de protestos, outros criativos revelaram alguma hesitação em promover novas coleções – embora Charles Jeffrey, por exemplo, tenha encontrado um compromisso louvável, aproveitando a oportunidade para angariar fundos para organizações de solidariedade.

Com mais ou menos problemas, não deixa de ser uma resposta interessante por parte da organização, e que parece ditar o caminho para os próximos tempos. Bem ilustrativa disso mesmo é a apresentação de Martine Rose – um dos nomes mais reconhecíveis a marcar presença no programa – que, no lugar da habitual coleção estival, revelou uma cápsula sustentável com a LN-CC, produzida com sobras de tecido do seu próprio estúdio. A coleção – exclusivamente disponível na loja online da LN-CC – motivou ainda uma colaboração com o poeta Kai-Isaiah Jamal, que recita o seu trabalho num curto filme. Já a dupla portuguesa Marques Almeida serviu-se do formato vídeo para apresentae “reM’Ade”, um novo projeto dentro do universo da marca sediada em Londres, que assenta na utilização de tecidos reciclados e no upcycle de suas peças deadstock da marca, dando uma nova vida a designs clássicos.

Podem consultar todo o programa na plataforma online da London Fashion Week.