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Gucci e Balenciaga colaboram para o 100º aniversário da casa italiana

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A Gucci está de parabéns, não são muitas as casas que se podem gabar de chegar aos 100 anos de idade, mas a casa italiana atingiu essa marca e as celebrações vão ficar certamente na memória da moda internacional. Para dar o pontapé de saída, a marca de luxo apresentou a coleção “Aria” e revelou uma colaboração que até há uns dias ninguém esperava que alguma vez pudesse acontecer: Gucci & Balenciaga.

O exercício de imaginar o potencial resultado da parceria é complicado, mas agora sabemos que a ligação de Alessandro Michele e Demna Gvasalia se materializou num casamento dos cortes arrojados e irreverentes da Balenciaga com os tecidos tradicionais da Gucci.

Naturalmente que a primeira imagem que salta à vista é o padrão que combina os logos das duas casas do grupo Kering, partindo do clássico all-over print da Balenciaga. No entanto, o input criativo de Demna não fica por aí, e pode ser visto em aspetos como os cortes boxy, os blazers com ombros largos, as botas high rise, e também a joalharia como o colar que soletra BALENCIAGA, substituindo o “G” pelo “GG” da Gucci, ou a mala Hourglass que recebe uma versão co-branded.

Será que alguém realmente queria esta colaboração? É uma pergunta difícil de responder. De qualquer forma, quando olhamos para o passado recente podemos encontrar em colaborações notáveis pontos de viragem estratégicos em grandes casas. Kim Jones por exemplo já mostrou ser um expert nessa arte, foi assim com a Louis Vuitton x Supreme, e com a introdução das colaborações artísticas na Dior. Provavelmente o objetivo de Alessandro Michele é replicar esse momentum, mas se resulta ou não é algo que teremos que esperar para ver. Ainda assim, uma coisa é certa: dificilmente haveria uma forma mais mediática de iniciar as celebrações do 100º aniversário da Gucci.

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