A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Fresh Finds: o melhor da música na última semana

Partilhas

O Fresh Finds está de regresso, num novo formato, mas com o mesmo objetivo – trazer-vos uma seleção das novidades que marcaram a semana. Os últimos dias foram marcados pelas eleições americanas, o que se fez sentir num ritmo de lançamentos aquém do habitual, mas nem por isso nos faltaram highlights: há veteranos em forma, hits instantâneos, música de intervenção, e merecidos destaques também do nosso lado do Atlântico.

Sigam também a playlist cumulativa de Fresh Finds no Spotify, com a nossa seleção dos melhores lançamentos musicais de cada semana.

 

Busta Rhymes – Extinction Level Event 2: The Wrath of God

Membro da realeza do rap novaiorquino há várias décadas, Busta Rhymes é um nome que dispensa apresentações. Pelo caminho, acumulou hits e prémios, mas faltou-lhe sempre um álbum clássico. Aos 48 anos, traz-nos um disco que é bem capaz de cumprir essa função, conjugando na perfeição os skills técnicos e a vibe dos anos 90 com coordenadas contemporâneas. O single de apresentação, “Look Over Your Shoulder”, tem ainda o mérito de nos oferecer um verso de Kendrick Lamar, e pode ser ouvido abaixo.

 

Freddie Gibbs ft. Big Sean – 4 Thangs

Numa colaboração entre dois midwesterners, Freddie Gibbs recrutou Big Sean para um single triunfante. Sobre um beat de Hit-Boy, os dois rappers revelam uma química surpreendente, num estilo call-and-response que espelha bem as respetivas personalidades. “4 Thangs” vale também pelo vídeo que acompanha o single, realizado por Nick Walker, que retrata Gibbs e Sean como estrelas da NBA com as modestas estatísticas de 50 pontos por jogo.

 

NAV – Emergency Tsunami

NAV não parece interessado em abrandar, e depois de Good Intentions – lançada em maio – chega-nos mais uma mixtape, Emergency Tsunami, o terceiro projeto deste ano. O rapper de Toronto recrutou ainda participações de nomes como Lil Baby, SahBabii, Lil Keed, Gunna e Young Thug, e a produção ficou inteiramente a cargo de Wheezy, sinal de uma parceria cada vez mais prometedora.

 

Giggs – Now or Never

Saltando para o lado de cá do Atlântico, esta semana também nos trouxe um novo trabalho de Giggs. O rapper britânico assina Now or Never, projeto que sucede a BIG BAD…, bem-sucedido álbum lançado no ano passado. A tape conta ainda com participações de nomes como Jorja Smith, A Boogie Wit da Hoodie, ou Dave, e é mais uma confirmação do estatuto de Giggs como figura de proa do rap nas terras de sua majestade.

 

Mike WiLL Made-It – What That Speed Bout?! (feat. Nicki Minaj & YoungBoy Never Broke Again)

Mike WiLL Made-It anunciou esta semana um novo projeto, batizado de MICHAEL, com lançamento previsto para 2021. Para já, deixa-nos com um prometedor aperitivo: “What That Speed Bout?!” é um banger upbeat e hipnótico, com a colaboração de YoungBoy e de Nicki Minaj – ambos em excelente forma.

 

Maluma & The Weeknd – Hawái Remix

Numa colaboração de gigantes, Maluma convidou The Weeknd para uma remistura de “Hawái”, música que faz parte do seu Papi Juancho, álbum lançado no final do verão. Abaixo podem espreitar o vídeo que acompanha a nova versão, mas por certo não faltarão oportunidades para a ouvir – suspeitamos que estará em todo o lado nos próximos tempos.

 

Burna Boy – 20:10:20

As últimas semanas têm sido marcadas por protestos contra a violência policial na Nigéria, com grande projeção nas redes sociais. Burna Boy não ficou indiferente ao que se passa no seu país natal e assinou “20:10:20”, batizada em homenagem às vítimas do massacre de Lekki – no último dia 20 de outubro, a polícia nigeriana disparou contra manifestantes e assassinou 12 pessoas em Lagos. Três dias volvidos, Burna Boy confessou no Twitter que não conseguia dormir com o trauma emocional: “fecho os olhos e só vejo Lekki”. Simultaneamente um documento de luto e uma crítica aguçada ao governo nigeriano, podem ouvir a música abaixo.

 

Tierra Whack – Dora

Numa nota bastante mais alegre, Tierra Whack trouxe-nos “Dora”, música nova que chega acompanhada por um vídeo colorido (e surreal) animado por Alex Da Corte, e que conta até com cameos de personagens da Rua Sésamo. É o primeiro lançamento de Whack em nome próprio desde o início de 2019 – embora tenha assinado umas quantas colaborações pelo meio – e pode ser ouvido aqui.

 

JPEGMAFIA – EP!

Nesta última Bandcamp Friday, JPEGMAFIA aproveitou para nos brindar com um EP name-your-price, taxativamente batizado de EP! O lançamento é, na verdade, uma espécie de compilação, agregando as nove músicas que Peggy lançou durante este ano – começando com “BALD!”, em fevereiro, que teve direito a uma remistura de Denzel Curry, até “LAST DANCE!”, lançada já no final do verão. O projeto é inteiramente produzido, misturado e masterizado pelo próprio, e pode ser ouvido abaixo.

 

Sfera Ebbasta – Bottiglie Privè

De volta ao velho continente, fechamos a seleção desta semana com “Bottiglie Privè”, o primeiro avanço de Famoso, quarto álbum de estúdio de Sfera Ebbasta. O rapper italiano revelou o single em conjunto com um documentário que acompanha o processo de criação do disco, esperado para 20 de novembro, e que conta com participações de Future, J-Balvin e Offset, entre outros nomes gigantes. É bem provável que mereça a nossa atenção daqui por um par de semanas.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *