O desfile da Fendi na New York Fashion Week foi uma celebração da mala Baguette, numa colaboração com Marc Jacobs motivada pelos 25 anos do icónico acessório da label italiana.
O desfile, no coração de Manhattan, contou com o habitual techno como banda sonora e um impressionante line-up a desfilar – mas rapidamente se percebeu que a Baguette seria a única estrela. A mala surgiu por todo o tipo de propostas, em chapéus, meias, afixada a saias ou usada nos pulsos, a silhueta retangular como extensão do vestuário.
As peças, com designs tecnicamente impressionantes (e uma distinta identidade novaiorquina) mas subtis, reforçavam a ideia, servindo de tela para os acessórios. Os looks finais, contudo, guardaram algumas surpresas, com Marc Jacobs a reinterpretar de forma playful algumas das peças mais icónicas da Fendi – entre chapéus em tamanho XL, camisolas que davam um spin à Baguette como bolso central, e um robe em verde-néon inspirado pelo logo da Fendi.
A parceria com Jacobs, além de um feliz encontro de linguagens estéticas, parece também apontar para um reposicionamento da Fendi, afastando-se das referências italianas e aproximando-se do universo novaiorquino.