No terceiro dia da Paris Fashion Week – também o dia em que a Dior comemora o seu 75º aniversário -, a casa francesa apresentou a sua coleção FW22 que homenageia a sua história, através da reinterpretação de peças clássicas, sóbrias e sofisticadas bem à sua imagem.
Foi sob um audio retirado de uma palestra concedida pelo Monsieur Dior na universidade de Sorbonne em 1950 e num set com a recriação da ilustre ponte Alexandre III que a coleção foi apresentada. Trabalhada maioritariamente sob uma paleta de tons acinzentados, esta contou com algumas das maiores signature pieces da casa francesa, entre elas a famosa Lady Bag – em que inclusive o seu padrão serviu de inspiração para outras peças – e o mítico Bar Jacket que sofreu uma reinterpretação. Privilegiando a alfaiataria refinada, a marca liderada criativamente por Kim Jones revelou inúmeras propostas de blazers, uns mais descontraídos, outros mais formais combinados com camisas e camisolas. Para além disso, a Dior convidou o britânico Stephen Jones – chapeleiro que colabora com a casa francesa desde 1996 – para o mesmo criar o headwear da coleção.
Um dos pontos altos da coleção vai para o calçado nomeadamente para a colaboração da Dior com a marca alemã Birkenstock que traz umas Tokyo Mules – peça que sofreu uma enorme procura no último ano. Trabalhadas em vários materiais e em várias cores, estas chegam com uma biqueira em borracha e são finalizadas com a característica fivela de Matthew Williams.