Coleção FW19 da Burberry é um desfilar de contraste e coexistência

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“I’ve been thinking a lot about England as a country of contrasts, from the structured to the rebellious and free, and I wanted to celebrate how these elements coexist,” foram as palavras de Tisci no seguimento da apresentação da sua coleção “Tempest” para a Burberry, numa clara referência ao clima de instabilidade que paira sobre as terras de Sua Majestade.

O desfile, que decorreu no London’s Tate Modern, foi dividido por duas áreas. Para uma delas os convidados receberam bilhetes dourados que lhes dava acesso a uma sala requintada, com ambiente acolhedor, que, por contraste, recebeu uma banda sonora à base de grime e rap. Os outros convidados receberam convites prateados para um espaço com uma vibe industrial, no “Brutalist Hall” do Tate, onde a plateia se viu rodeada por andaimes metálicos, que durante o espetáculo foram escalados por adolescentes em track suits e hoodies, ao som de música clássica.

No que toca a roupa, a coleção estava dividida em quatro segmentos – Girl, Boy, Lady e Gentleman – mostrando a transversalidade da Burberry a nível demográfico, e assumindo a casa londrina enquanto marca capaz de acompanhar o seu consumidor ao longo do tempo. Com tons predominantes de bege, castanho, preto e vermelho a coleção é ao mesmo tempo fresh e elegante. Numa grande variedade de peças arrojadas, Riccardo Tisci testou os limites estéticos da Burberry da melhor maneira, com uma abordagem claramente fora-da-caixa. De destacar as diversas aplicações do novo monograma, apresentado por Tisci em 2018, nas mais variadas peças, sem nunca retirar relevância ao check board iconizado pela marca.

Toda esta questão dos contrastes, especialmente geracionais, abordada por Tisci acaba por colocar em perspetiva a recente popularização de peças vintage da Burberry – mais formais e clássicas por defeito – junto de um público mais jovem. “Tempest” é o abraço coletivo e definitivo entre dois públicos que não têm por que ser opostos, mostrando que é possível manter o apelo clássico, sobre a qual a Burberry construiu uma sólida base de clientes, enquanto inova e rejuvenesce a sua clientela.