A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Arte e Design

AKACorleone assina projeto “EQUALITY” pelo fim da discriminação de género

Partilhas

 

O ano atípico que vivemos tem obrigado a ajustes constantes e, como já aqui referimos, também a 5ª edição do Festival Iminente se viu transformada na Oficina Iminente. O projeto recrutou diferentes artistas para promover workshopes, palestras e exposições – e entre os escolhidos está AKACorleone, que aproveitou para explorar o seu interesse por vitrais.

Pedro Campiche, nome de batismo de AKACorleone, assinou um vitral para o Panorâmico de Monsanto, icónico edifício lisboeta, inspirado pela luta em torno da igualdade de género. Este é um de dois capítulos do projeto EQUALITY, que aborda também questões como a discriminação racial, inspirando-se nos vitrais religiosos e recontextualizando-os para produzir um impacto capaz de gerar discussão social – contribuindo para solucionar uma questão que há muito deveria estar resolvida.

Para alargar o alcance do seu trabalho, o artista convidou ainda a fotógrafa Cristiana Morais, que contribuiu com uma visão própria sobre a igualdade e a body positivity, e com o seu uso do corpo nu. O impacto foi imediato – no Instagram, a primeira publicação sem censura durou menos de 24 horas no perfil do artista, e a segunda tentativa (já censurada) durou ainda menos. Só uma terceira versão, quase inteiramente desfocada, foi aceite, ilustrando na perfeição o caminho que ainda está por percorrer.

O trabalho conta ainda com dois vídeos, produzidos pela Crack Kids Studio, que nos oferecem uma terceira perspetiva sobre a mensagem de EQUALITY.

 

 

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *