Não é preciso explicar aqui o apelo da memorabilia futebolística. Ao colecionismo tradicional – dos cromos aos galhardetes -, juntou-se nos últimos anos a emergência das camisolas e dos cachecóis como fashion pieces. Ao mesmo tempo, o mercado é ainda um gigante adormecido, longe do mundo dos “collectibles” de desportos como o baseball ou o basket. E é aí que entra a AC Momento.
A plataforma, lançada há alguns dias, criou um sururu imediato. A premissa é simples, na verdade: é uma aplicação dedicada a camisolas match-worn, diretamente da fonte, que vão a leilão durante os jogos. Os adeptos podem licitar em tempo real, e a bid mais elevada recebe o kit, claro, mas tem também direito a um “Momento” – um certificado de autenticidade, que previne situações de fraude. Um tabloide espanhol apressou-se a lançar o pânico, anunciando o fim das camisolas oferecidas no final do jogo, mas, entretanto, veio também o esclarecimento de que os equipamentos leiloados são só os da primeira parte. Vão poder continuar a desenhar cartazes suplicantes ao Gilberto Carlos.
A AC Momento arranca com parcerias com o AC Milan, Atlético de Madrid, Sevilla, e Benfica – com direito a uma inspiradíssima campanha, em boa parte fotografada pelo português Diogo Lopes – e oferece ainda o acesso exclusivo às coleções privadas de jogadores lendários, com um plantel que inclui o Messi, o Henry, o Dani Alves ou o Vini Jr. É também esse team-up com ballers de primeira linha que facilita a missão de “ser mais do que uma plataforma de leilões”, com um claro foco no storytelling que percorre as memórias por trás de cada camisola.
A app Momento Market já está disponível na App Store e na Google Play Store. Parte das vendas reverte a favor das fundações do clube, como é o caso da Fundação Benfica, que leva os valores do desporto a jovens em situação de vulnerabilidade social.