A ligação entre o universo de sneakers e o mundo dos NFTs continua a crescer. Desta feita, é o lendário Tinker Hatfield quem assina umas Nike Air Max 1 que acompanham o lançamento de uma coleção de NFTs Ducks of a Feather – um projeto da Universidade do Oregon que procura apoiar os seus atletas.
A coleção inclui 120 peças, chamadas de “Flying Formations”, também desenhadas por Hatfield (que é, ele próprio, um antigo aluno da universidade). Cada NFT está associado a um par físico e único destas Air Max 1s de edição especial, que os vencedores do leilão poderão posteriormente levantar.
Quanto à sapatilha propriamente dita – um design original de Hatfield que remonta já a 1987 -, é uma homenagem à alma mater do designer e às histórias de camaradagem entre os jogadores de futebol americano que representavam a equipa da universidade. A cor dominante é o verde, em vários tons, constratado por uma Swoosh colorida, e um logo na língua que representa o NFT correspondente.
O primeiro leilão da coleção “Flying Formations” tem lugar a 20 de fevereiro na plataforma online da Ducks of a Feather. Cerca de 70% dos lucros revertem a favor dos jogadores dos Ducks – recorde-se que os atletas universitários nos Estados Unidos não são remunerados – enquanto o resto vai para projetos da Division Street, que se compromete a criar oportunidades para os atletas e a financiar programas desportivos.