A Son is Son está de volta com um terceiro drop. A label de streetwear criada por Rafael Leão continua a misturar as diferentes coordenadas da vida do futebolista português – desde o Bairro da Jamaica a Milão -, aventurando-se agora também por uma homenagem a um ícone do ativismo negro.
O ethos mantém-se intimamente ligado à periferia lisboeta, como acontece desde o início da marca. O próprio nome é uma variação de “Son of the Ghetto”, ideia original de Rafael Leão, uma referência irónica ao estigma em torno do bairro que o viu crescer. Esse regresso às raízes esteve sempre presente nos designs – roupa confortável e acessível -, refletindo também um trabalho mais alargado do jogador do AC Milan, que tem procurado investir na sua comunidade (ainda há alguns meses apadrinhou um torneio de futebol solidário) ao mesmo tempo que mostra ao mundo o Jamaica que existe para além do jornalismo de tabloide.
Também no que toca às propostas, a cápsula prolonga a premissa dos lançamentos anteriores, focando-se em staples de streetwear unissexo – é composta por uma t-shirt verde e um crewneck em tons creme, fabricados em algodão. Além do branding da marca, as peças carregam nas costas o rosto de Angela Davis, mítica ativista e educadora afro-americana, numa escolha que não é acidental: nos últimos anos, temos assistido a uma crescente politização da comunidade negra em Portugal, e o Bairro da Jamaica assumiu uma importância tão material quanto simbólica – André Ventura, recorde-se, foi condenado por ofensas a uma família do bairro, que o acusou de racismo.
O lookbook segue a mesma tónica, e é protagonizado pelo próprio Rafael Leão com o bairro como backdrop – mas não só. Gonçalo Silva (outro terço da marca, a par do designer Francisco Soares) foi a Milão fotografar Kevin Zeroli e Maikol Cifuentes, talentos sub-17 do AC Milan, capturando a fome de sucesso dos dois jovens com o Duomo di Milano em fundo.
Acima podem espreitar o drop 3 da Son is Son, que já está disponível na plataforma online da label.