A Shoevenir é mais um nome emergente na cena nacional de sapatilhas. Com headquarters no Porto, a marca fundada em 2019 aproveitou a pandemia para viagens concetuais, e revela agora uma linha de sapatilhas inspiradas em lugares e memórias.
A premissa é simples: cada modelo é desenhado em colaboração com um artista português, que cria um postal de um lugar que o tenha marcado. O mote desta primeira coleção é um “vá para fora cá dentro”, com seis silhuetas inspiradas pelo Porto, por Lisboa, Madeira, Açores e Algarve, e uma… Cloud. Esta última, inteiramente branca, convida-nos a criar as nossas próprias memórias, permitindo também um look mais clean. No que toca aos artistas convidados foram respetivamente Oker, Vanessa Teodoro, GODMESS, Caver e Pitanga. O futuro, garantem-nos, levará a Shoevenir para coordenadas além fronteiras.
Com produção em Portugal, há ainda uma garantia de sustentabilidade: as sapatilhas são vegan, construídas em materiais como peles sintéticas e cortiça reciclada, e por cada par vendido a marca compromete-se ainda a plantar uma árvore.
A primeira coleção da Shoevenir pode ser pré-encomendada a partir de 15 de setembro. O preço de cada modelo está fixado nos 119€, mas os primeiros 100 pares têm um preço especial de lançamento de 75€. A pré-reserva pode ser feita na plataforma online da marca.