Ralph Lauren homenageia as universidades negras

Partilhar:

 

A Ralph Lauren é conhecida pelo estilo preppy, inspirado nos outfits usados nos campus universitários dos Estados Unidos, especialmente nas faculdades da Ivy League. Porém, nos últimos anos, a marca assumiu também um compromisso com a igualdade racial, e a nova coleção cumpre essa promessa, deslocando a inspiração para o sul do país e celebrando o vestuário das universidades negras entre 1920 e 1950.

É preciso algum contexto: durante o período da segregação racial, antes do Civil Rights Act, o ensino superior estava ainda vedado à maioria da população afro-americana. As HBCU – as universidades historicamente negras – foram criadas para oferecer mais oportunidades e expandir a mobilidade social. Isso significou também um estilo colegial próprio, e a uma interpretação do “American Dream” que é agora homenageada pela Ralph.

A coleção é inteiramente desenhada por criativos negros, alumni das universidades de Morehouse e Spelman, e inclui peças casuais como camisolas e vestidos, propostas formais como fatos, e ainda calçado e acessórios. A tónica é claramente vintage, recuperando clássicos como o blazer em tweed, as varsity sweaters em malha, e as meias com padrão de argila.

Em conjunto com a coleção, a Ralph Lauren prepara-se para lançar um filme batizado de A Portrait of the American Dream, e um yearbook comemorativo. A coleção tem lançamento agendado para 29 de março na plataforma online da Ralph Lauren, e também ficará disponível nas bibliotecas das universidades de Morehouse e Spelman.