Quem é Tremaine Emory, o novo diretor criativo da Supreme?

Partilhar:

A Supreme tem um novo diretor criativo. O nome de Tremaine Emory talvez não seja imediatamente familiar, mas o novo recruta – que trabalhará lado a lado com James Jebbia – é por vezes mais conhecido como Denim Tears, e já emprestou a sua expertise a diferentes marcas e personalidades, desde a Nike e a Stüssy a Kanye e Virgil Abloh.

A notícia tem sido recebida com uma boa dose de alívio. É que, recordamos, a Supreme foi recentemente adquirida pela VF Corp – dona de algumas das maiores marcas do mundo – e a identidade futura da marca novaiorquina parecia ainda uma incógnita. Emory surge assim como um aparente passo na direção certa, assumindo uma posição que estava vaga desde a saída de Angelo Baque. Mas porquê este entusiasmo?

Antes de mais, Emory é ele próprio um filho de Nova Iorque, criado em Queens, e que apurou a sua craft como designer de moda na Marc Jacobs – entre o escritório da Big Apple e os headquarters londrinos. Mais tarde, ocuparia a posição de diretor artístico da Stüssy, e começaria a dividir-se entre colaborações: Off-White, New Balance, Converse, a (muitíssimo hyped) MACHINE-A. Até a zine Boys Don’t Cry, de Frank Ocean, lhe passou pelas mãos. O passo definitivo em nome próprio chegaria em 2019, com a criação da Denim Tears – que, além de se destacar pelas gangas adornadas com motivos florais, tornar-se-ia quase um pseudónimo do próprio Tremaine Emory.

Mas o trabalho do designer também se pautou sempre por uma dimensão política, e pelas inúmeras referências históricas. O melhor exemplo disso chegou-nos em 2020, quando colaborou com a Levi’s numa impressionante coleção que explorava a complexa ligação do algodão à comunidade afro-americana. Parte da expetativa passa por perceber como é que Emory traduzirá esse elemento interventivo para este novo contexto, e se tentará oferecer à Supreme – tradicionalmente mais playful e jovial – uma camada adicional de complexidade.

A curiosidade não se fica por aqui, estendendo-se também à natureza das colaborações que aí vêm. Desde a saída de Angelo Baque que a Supreme investiu em parcerias com gigantes do meio, entre Timberland, Nike, e The North Face, mas a chegada de Emory – que quererá certamente implementar uma visão própria – poderá também significar collabs inéditas com designers underground, que tragam também mais algum arrojo criativo.

O que sabemos é que Tremaine Emory já está a trabalhar, e ao ritmo de lançamentos da Supreme, em breve começaremos a ter respostas. Vamos estar mais atentos do que nunca.