A silhueta das Reebok Club C 85 é inconfundível. Introduzida nos anos 80 como calçado para a prática de alta performance de ténis, rapidamente se tornou um ícone transversal a gerações e culturas pelo seu visual clean e versátil. Com inúmeras colaborações no seu legado, as “The Club Champion”, como originalmente foram designadas, continuam a manter as suas linhas de berço.
Desta vez, a Patta associou-se à Reebok e pegou no modelo para celebrar a cultura pan-africana. A escolha do mesmo foi óbvia já que a colaboração deveria ser algo intemporal e clássico, para ter sempre em stock e à disposição de quem visitar as lojas.
Apesar de a Patta estar sediada em Amesterdão, e ter lojas em Londres e Milão, há um reconhecimento da importância das raízes e comunidades africanas que, segundo Lee Stuart, o diretor da marca, traduzem um sentimento de histórias interligadas pelo presente e pelo passado e é por isso importante criar uma união debaixo de uma bandeira comum.
O par surge com um upper em pele premium monocromático, em branco. A língua em espuma faz o recall para a origem dos anos 80 e os pormenores revelam o conceito da colaboração já que no branding lateral, ao invés do clássico “Reebok”, aparece inscrito “Patta” e ao lado as cores vermelho, preto e verde que representam a identidade pan-africana. Na etiqueta da língua o “P” de Patta também aparece sobreposto ao ícone da Reebok.
Parte dos lucros da venda destes pares vão ser doados a organizações locais em Amesterdão, Londres e em Milão, que apoiam comunidades da diáspora africana. O lançamento das Patta x Reebok Club C 85 acontece a dia 5 de Dezembro e o par vai estar disponível in-store only, nas lojas Patta de Amesterdão, Londres e Milão, com re-stocks constantes.