Bordalo II anunciou o lançamento de uma nova edição especial, composta por 10 APs e 90 cópias, casa uma delas assinada e numerada.
O artista português usa o seu trabalho como veículo de alerta para o problemas das alterações climáticas e impacto do ser humano no meio ambiente. Para além das suas obras literalmente converterem lixo em arte – tendo já reciclado até à data 62 toneladas de material -, Bordalo usa-as para recriar espécies animais ameaçadas pela nossa pegada ambiental, num processo de sensibilização a dois níveis.
Desta vez, para a sua mais recente edição especial, o artista escolheu representar o coala, uma das muitas espécies animais afetadas pelos incêndios que têm devastado a Austrália nos últimos anos. Partindo de uma obra original desmontada, Bordalo II recriou os cortes em materiais como MDF, vinil, cerâmica, tecido e plástico, terminando o processo com a montagem de cada cópia à mão, o que assegura que nenhuma cópia desta edição é idêntica às demais. Já as APs foram produzidas a partir dos primeiros ensaios cerâmicos e materiais recortados, com direito a intervenções inéditas de Bordalo.
A edição especial Young Koala de Bordalo II estará à venda em exclusivo no website do artista, no dia 10 de dezembro. 40% dos lucros serão doados ao Koala Hospital of Port Macquarie, uma instalação australiana que se dedica à reabilitação de animais selvagens, dando-lhes atenção e cuidados médicos antes de os devolver ao seu habitat.
Ver esta publicação no Instagram