A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Moda

Nike SB e Parra equipam os skaters para os Jogos Olímpicos

Partilhas

 

Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos vão acolher skaters de todo o mundo num skate park construído para a ocasião. À Nike SB coube desenhar os equipamentos das equipas dos Estados Unidos, do Japão, de França e do Brasil, com a preciosa ajuda de um skater-turned-designer: Piet Parra.

O desafio não era pequeno, uma vez que implicava criar uniformes para atletas naturalmente rebeldes, com uma identidade muito própria. A resposta passou por criar um look para cada federação, com possibilidades de customização garantidas a cada skater. Cada conjunto ostenta cores mais vivas ou opções mais sóbrias, e inclui cinco propostas de camisolas, meias-calças, calções, fatos de treino, meias, e chapéus, cobertos por padrões gráficos que representam as paisagens do respetivo país. A ideia é permitir um mix-and-match que preserve a individualidade – “podem usar um outfit de cores sólidas contrastado por um chapéu e umas meias com padrões”, explica-nos a Nike.

Esse padrão de cada país ficou então a cargo de Piet Parra, que embarcou numa viagem de investigação pelo Japão, em conjunto com Donavan Harris, designer da Nike. Estudaram a cultura de skate nipónica e o street style dos skaters japoneses, a que sobrepuseram referências a motivos tradicionais, desde as montanhas aos kimonos ou às cerejeiras. Depois, Parra assinou uma versão modernizada em traços abstratos, que esconde referências mais concretas – o equipamento francês ostenta uma Torre Eiffel, por exemplo, e no uniforme brasileiro vemos os morros mais famosos do Rio de Janeiro. Cada federação escolheu ainda um pássaro próprio como símbolo: um tucano para o Brasil, um galo para França, um grou para o Japão e, claro, uma águia para os Estados Unidos.

Os equipamentos Nike SB x Parra chegam à plataforma SNKRS e skateshops selecionadas a 21 de julho.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *