No início do ano, foi revelado que a Nike se preparava para patentear a marca “Cryptokicks”, o que depressa gerou rumores de que estaria na calha uma criptomoeda com o cunho da gigante americana. Agora, chega-nos a confirmação, na forma de um sistema blockchain que associa moeda digital a produtos físicos – que, neste caso, são sapatilhas.
A ideia, claro, é aproveitar um mercado que move milhões, ao mesmo tempo que se assegura a fidelidade dos produtos. A compra de umas “cryptokicks” implica uma validação digital única ao par, que garante a sua autenticidade e previne a venda de imitações – um sistema semelhante ao que é usado na venda de software, e que constitui um avanço substancial no que diz respeito ao reselling. Adicionalmente, os donos das “cryptokicks” podem guardar as suas garantias num “cacifo digital”, que se assemelha a uma carteira de criptomoeda.
Há ainda um potencial criativo: com as “cryptokicks” teremos a possibilidade de cruzar as nossas sapatilhas digitais com outros modelos, criando assim novos designs de modelos híbridos. Segundo a promessa de Nike, estes modelos digitais poderão depois ser transformados em sapatilhas reais, com existência material.
Por enquanto, contudo, os detalhes não abundam, e não temos sequer uma data de lançamento. Ainda assim, e com a patente aprovada, esperam-se novidades para os próximos tempos – prometemos manter-vos a par.