Depois do adiamento no ano passado, 2021 traz-nos finalmente as Olímpiadas de Tóquio, com direito a uma preenchida agenda de lançamentos. A Nike é a mais recente marca a entrar no espírito da competição global, recrutando quatro marcas internacionais – a sacai, a Off-White™, a UNDERCOVER e a AMBUSH – para coleções de equipamento desportivo.
A abrir caminho, Virgil Abloh traz-nos mais um capítulo na sua já longa colaboração com a Nike, e a coleção olímpica de vestuário – que inclui t-shirts, crop tops, calças utilitárias, calções de atletismo, e meias – chega-nos em conjunto com uma trilogia de Nike Air Zoom Tempo NEXT% colaborativas. Logo a seguir, vem a sacai, com Chitose Abe a assinar peças versáteis e que tanto servem para a performance desportiva como para lifestyle, entre bombers, windbreakers e tank tops.
Mantemo-nos no Japão, com Yoon Ahn e a AMBUSH a trazerem-nos um tributo futurista a Tóquio, a sua cidade. A coleção ainda não foi inteiramente revelada, mas já vislumbrámos casacos e calças em esquemas cromáticos de rosa-neon/preto e verde-neon/preto. Por fim, a UNDERCOVER atira a bola ao cesto com propostas que conjugam o basketball vintage e a cultura japonesa do basket de rua. Jun Takahashi inventou a sua própria liga, batizada de UBA, uma sigla que adorna as várias camisolas e calções.
A Nike promete continuar a explorar o potencial unificador do desporto, e a colaboração com a Off-White™ chega-nos já a 23 de julho. O lançamento das peças da UNDERCOVER está agendado para 28 de julho, seguindo-se a AMBUSH a 30 de julho, e por fim a sacai a 4 de agosto.