A Nike e o colectivo londrino The Basement, fortemente associado com o seu grupo de facebook que reúne um impressionante número aficionados da streetwear, escrevem mais um capítulo a duas mãos, dois anos volvidos deste a última colaboração. O foco é agora nas Air Max 90, e traz-nos três colorways, cada um dedicado a uma cidade britânica – e com o dedo de artistas de cada uma dessas cidades.
O primeiro modelo é inspirado pela chuvosa Glasgow, com um apropriado foco na impermeabilidade. A sapatilha é dominada pelos tons cinza, com uma língua em laranja a prestar homenagem à tradição local – diligentemente levada a cabo em todas as saídas noturnas – de colocar um cone de trânsito na cabeça da estátua do Duque de Wellington, no centro da cidade.
O segundo “take” move-se para sul: é um tributo a Manchester, dominado pela cor preta, com contornos de techwear pontuados pelos detalhes em amarelo-neon.
Finalmente, a terceira Air Max 90 regressa a casa: através de uma paleta de diferentes materias, e dentro de uma escala de cinzentos, o modelo é uma celebração do património arquitetónico de Londres, das paisagens graníticas e do brutalismo. A diversidade da capital inglesa é marcada por um Swoosh amovível, permitindo-nos optar entre quatro opções: amarelo 3M, um cinzento-veludo, branco, e um tom curiosamente batizado de “pearlescent”.
O pack colaborativo terá lançamento em Outubro, ainda sem uma data concreta definida. Cada modelo terá um lançamento físico na respetiva cidade, mas poderão também tentar a sorte online na plataforma da Sneakrs. Há ainda uma boa causa adicional: uma fatia dos lucros reverte a favor da Youth Futures, uma organização de apoio a jovens criativos londrinos.