Nike assina cápsula de comemoração do “Día de Muertos”

Partilhar:

 

A celebração mexicana do “Día de Muertos” é famosa pela iconografia, desde as máscaras de caveira à indumentária com esqueletos pintados, a que se junta uma singular paleta de cores festivas. O que também já é tradição é a Nike assinalar a data com uma cápsula de calçado, que este ano nos traz umas Air Jordan 1, umas Blazer Mid ’77, umas Air Max 90, e umas Daybreak Type. As quatro sapatilhas inspiram-se no cravo-de-burro, uma flor também conhecida como “flor dos mortos” que é usada como uma ofrenda, e no lema “Para Mi Familia”, celebrando laços de parentesco que perduram além da morte.

As Air Jordan 1 que encabeçam as propostas conjugam uma base branca com overlays roxos e dourados, a que somam uma inscrição “Familia” na lateral e detalhes especiais na tag da língua. Já as Blazer são uma proposta desconstruída, aparentemente mais subtil, mas que com o uso revela uma base colorida.

As propostas continuam com as Air Max 90, que reclamam a spotlight – mais que não seja pela exuberância. O modelo surge inteiramente coberto por detalhados padrões tradicionais mexicanos, em vermelho, amarelo e laranja, contrastados por uma entressola branca. Por fim, as Daybreak Type – reinterpretação das clássicas Daybreak desenvolvida pela Nike N. 354 – voltam a apostar na desconstrução, com um upper em mesh e Swooshes especialmente adornadas para a ocasião.

A coleção da Nike para o “Día de Muertos” tem lançamento agendado para 15 de outubro na plataforma SNKRS da Nike.