No início do ano, demos aqui conta da “parceria global” assinada entre a Louis Vuitton e a NBA, sob a direção artística de Virgil Abloh. Já ontem à noite, os mais atentos terão notado a “trophy case” que guardava a taça levantada pelos Los Angeles Lakers, revestida com o inconfundível monograma da casa de luxo. Contudo, as coisas prometem não ficar por aqui, e a vitória da equipa de Lebron James e Anthony Davis parece ter posto a colaboração definitivamente em andamento.
Sobre a “travel case” do troféu já nos tínhamos debruçado: fabricada artesanalmente nos históricos headquarters da Louis Vuitton em Asnières, em Paris, a mala surge inteiramente adornada pelo monograma da marca, elevada por detalhes em bronze. Sobre tudo isto, surge um “V” em branco, azul e vermelho, que representa o apropriado motto “Victory Travels in Louis Vuitton.”
O que nos chega também é a prometida coleção cápsula assinada por Abloh, que junta a iconografia da liga de basquetebol com os emblemas da casa de luxo, aplicados a várias peças de roupa de edição limitada, bem como a acessórios, calçados, e aos inevitáveis leather goods. O designer assina um fato revestido por um padrão monograma com a inconfundível silhueta de Jerry West, que serve de logo à NBA, apostando igualmente nas malhas e em casacos de cabedal de inspiração retro. Há ainda espaço para opções informais – t-shirts e fatos de treino, acentuados por mais detalhes em cabedal – e para um conjunto de acessórios de luxuosa joalharia.
A Louis Vuitton aproveitou ainda para assinar uma nova versão do seu icónico baú, com o clássico monograma a revestir o exterior, acompanhado de detalhes dourados; o interior, contudo, surge na paleta azul, branca e vermelha, as cores oficiais da NBA.
Acima podem espreitar a coleção NBA x Louis Vuitton, que tem lançamento agendado para 20 de novembro nas lojas da Louis Vuitton.