Martine Rose apresenta coleção FW20 na London Fashion Week

Partilhar:

 

Martine Rose aproveitou a London Fashion Week para apresentar a sua coleção masculina outono/inverno 2020. A jogar em casa, a designer britânica tomou de assalto a escola da filha – uma escolha inusitada, num claro apelo ao sentido de comunidade – para fazer desfilar peças inspiradas pelo seu próprio arquivo, com piscares de olho a coleções passadas.

A missão não parecia, desde logo, absurda: há vários pontos de contacto no já longo trabalho de Rose, encapsulados pelo slogan “Expect Perfection”, que adorna aqui várias t-shirts e que reconhecemos de carnavais (ou, no caso, de semanas da moda) passados. Igualmente emblemático é um padrão retalhado – que surge em peças de ganga e fleece, além de camisas – composto a partir de imagens de arquivo, retiradas de lookbooks. Nem só de nostalgia, contudo, se faz uma coleção, e a designer coloca a tónica no futuro ao explorar novas técnicas e materiais – caso da costura em latex, um “move” arrojado.

Como referimos, Rose jogava em casa, e não haveria evento mais apropriado para apresentar uma coleção com várias referências à geografia londrina. Bairros tão díspares como Tottenham, Croydon, Tooting e Clapham – com os quais a designer mantém alguma relação – recebem devidas homenagens. O tributo à capital britânica prossegue na colaboração com a Six London, materializando-se numas loafers com ainda mais piscares de olho a sítios icónicos da “Big Smoke”. O remate final é dado por um segundo esforço colaborativo – um conjunto de peças em parceria com a Farah, marca americana de menswear.