A nova sandália Earth Exploration Uniforms que nasce da união Rider x Piet está pensada para enfrentar o caos urbano, mas também para explorar o mundo e procurar o teu refúgio. Num momento onde é cada vez mais complicado conseguir um retiro físico ou espiritual, a necessidade de encontrar um oásis dentro da cidade ganha outra importância. Ao incorporar utilitarismo visto na roupa da Piet com a abordagem desportiva da Rider RNEXT, as EEU tornam-se num recurso valioso para o processo de exploração – seja ele qual for.
A criação também passa pela exploração, e quisemos entender melhor a ligação entre esses dois pontos. Para isso juntámos-nos com Laro Lagosta e Rita Carneiro, dois criativos e figuras incontornáveis da cidade do Porto, para conhecer melhor os seus processos.
O Laro é um criador sem fronteiras e já percorreu todos os cantos da Internet, os seus trabalhos de ilustração são caricaturas fiéis e bem humoradas da cultura urbana, próprios de quem se identifica com as situações retratadas. A Rita impulsionou de forma carismática uma linguagem e estética próprias e encontra-se neste momento a trabalhar (também com o Laro) num dos mais empolgantes projetos de moda nacional.
No meio de um dos maiores oásis da cidade do Porto – o Jardim Botânico – conversámos um pouco com eles sobre a ligação entre esses dois pontos, num encontro fotografado por Hélder Costa Real.
De que forma é que a cidade inspira o teu trabalho?
Laro: A rua, as pessoas o movimento e a energia da cidade, tudo o que vivo influencia o meu trabalho.
Rita: Como amante do que não é ocidental, o Porto dá-me a oportunidade de reparar no que é mais exótico, menos cosmopolita, mais condimentado. Adoro viver nesta cidade atual, mas gosto ainda mais da facilidade com que o que não é urbano passe a sobressair. Deste ponto, podes brilhar com o desenho de um padrão improvável, uma escala maior, um brilho dos anos 80 ou 90. Se a minha expressão fugir ao registo comum, consigo passá-la para o meu trabalho e oferecer um produto com uma linguagem vanguardista ou revivalista.
Qual é a importância da exploração no teu processo criativo?
Laro: É essencial. Abrir o Instagram, memes, releases, ler comentários, estar a par do que está a acontecer, cruzar informação, encontrar aquilo sobre o qual quero falar no momento. É como uma caça ao tesouro que acaba numa ideia. Explorar até chegar a um ponto, trabalhar e seguir para o próximo.
Rita: Sempre que viajo levo um caderno onde desenho tudo o que capta a minha atenção. Descrevo a conjugação de cores que vejo, registo padrões, guardo outfits, imagino o lifestyle daquela pessoa. Isto faz com que vás montando momentos de referência para usares nem sabes quando. O meu processo criativo tem como finalidade o desenvolvimento de linhas de roupa e acessórios úteis, com um conceito, com uma função. A partir daqui, eu vou buscar tudo o que me deu mais estímulo visual – e aqui a internet também tem um papel brutal – para criar. Outro processo que uso com frequência é pensar de que maneira aquela pessoa o faria. Quando quero desenvolver um look penso numa pessoa que o possa retratar a 100%. Que peças é que ela não prescindiria? Aí essa figura passa a ser o meu role model e é assim que avanço para mais um projeto.
Onde é que é o teu oásis urbano?
Rita: É o meu e o da maioria das pessoas. O meu oásis urbano é a noite. É à noite que podes estar sozinho e concentrado, trabalhar, desenvolver, só que também podes sair. A coisa de ires sair à noite serve muito para seres tu, seres o que nem sempre podes ser de dia. Estás com os teus e a história é vossa. Tenho uma vida que me permite estar confortável o dia inteiro, mas de noite tudo vale. Então, se é aqui que podes ser tu mesmo, isto não é um oásis?
A Rider e a Piet são duas marcas brasileiras intimamente ligadas à cultura urbana.
A Rider leva deste 1986 a produzir sandálias e chinelos que celebram a liberdade, a auto-expressão e a autenticidade. A Piet é uma marca high-end que através do trabalho criativo de Pedro Andrade une os universos do sportswear e do streetwear, sempre com uma abordagem utilitarista e funcional.
As sandálias Piet x Rider Earth Exploration Uniforms chegam à Wrong Weather no Porto no próximo dia 23 de agosto.