A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Moda

JW Anderson rouba a spotlight na Milan Fashion Week

Partilhas

 

Jonathan Anderson e a epónima JW Anderson trouxeram-nos um momento que roubou a spotlight na Milan Fashion Week. O runway show, que contou com música de Pascal Moscheni, foi unanimemente celebrado e descrito como mágico – entre propostas nostálgicas, explorações do valor da moda, e referências a Rembrandt.

Num armazém insuspeito, o designer mostrou porque é que é um artista único, assinando um comentário sobre o que se pode ou não vestir. Prova disso foram as duas peças que abriram o desfile: uma longsleeve com um guiador de bicicleta incorporado, e uma camisola em mohair com uma tábua de skate partida ao meio. Na mesma linha, seguiram-se ainda t-shirts com latas metálicas, códigos de barras a espreitar por baixo de gangas rasgadas, e um QR code cosido sobre uma camisola. É um comentário sobre a subjetividade da moda – aquilo que é especial pode ser facilmente lido como banal, e os objetos mais genéricos podem ser muito mais do que isso. A coroa das propostas pouco convencionais vai, contudo, para um volumoso vestido em forma de esponja.

A referência a Rembrandt aproveita uma obra de 1630 – o Autorretrato de boné, boca aberta – que Anderson interpreta como uma selfie com 400 anos, e que serve de mote para uma reflexão sobre a tradição da moda e a perspetiva de um selfie stick, que o designer propõe como ideal para entender essa história. A pintura surge impressa em calças, malhas e sapatilhas. Algumas destas peças apontam também a coordenadas mais streetwear, conjugadas com jeans, t-shirts e camisolas oversized, calções de cabedal e outros prints playful.

Anderson, claro, é também sinónimo de calçado e acessórios. As já lendárias loafers JW também marcam presença no desfile, a par de umas sandálias construídas em cabedal e com uma vistosa plataforma redonda adornada com cristais.

Acima podem espreitar a coleção SS23 da JW Anderson.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *