Festival Season: os artistas internacionais com passagem por Portugal

Partilhar:

A Festival Season está oficialmente aberta. Arrancou a meio gás, com os percalços no Primavera Sound – foi o próprio diretor do festival a falar num “Cancelamento Sound” – mas bola para a frente: não faltam motivos para ter água na boca.

Há, à partida, uma má notícia que já conhecemos há vários meses. O Rolling Loud deixou Portugal e, por agora, não temos perspetivas de regresso. É uma baixa de peso, mas a verdade é que, quando olhamos para o line up deste verão, não há espaço para queixas de barriga cheia.

Atentando apenas sobre os nomes internacionais que por cá passarão (os nacionais merecem uma reflexão própria), quase todos os festivais têm motivos de interesse. Para os hip hop heads, o Sudoeste está na linha da frente, com Don Toliver, Lil Yachty e Teezo Touchdown – a que se junta a cantora nigeriana Tems. Offset, ex-Migos, é um dos grandes nomes no cartaz do @SumolSummerFest, que conta ainda com Nemzzz, rapper de Manchester. Quem também aposta no rap britânico é o Super Bock Super Rock, com Stormzy e… 21 Savage.

Há mais Brit rap no MEO Kalorama, via Loyle Carner, mas aí o incontestado headliner é Burna Boy, de regresso a Portugal. Os fãs de Afrobeats, no entanto, já só devem ter olhos para a Praia da Rocha, e bem que dava para encher uma lista com destaques do Afro Nation: Nicki Minaj, Rema e Asake (os exports nigerianos estão fortes), J Hus e o francês Ninho são alguns exemplos. A vibe afro estende-se ainda ao NOS Alive, cortesia da sul-africana Tyla.

Mais à frente, no Vodafone Paredes de Coura, Killer Mike estreia-se em nome próprio (esteve várias vezes em Portugal com Run The Jewels) e André 3000 traz a sua flauta ao Alto Minho. Já pelo Rock in Rio Lisboa, que arranca este fim de semana, passará Doja Cat – e Ne-Yo, para os mais nostálgicos dos anos 2000.

No meio de tudo isto, há ainda os três(!) dias de Travis Scott na MEO Arena: 2, 3 e 4 de agosto. Estamos a comer bem.