A Denim Tears de Tremaine Emory apresentou uma coleção colaborativa junto da UGG que vai buscar inspiração aos seus antepassados, mais em concreto à tribo seminole – um grupo de indígenas negros que vivia nos E.U.A – da qual a sua bisavó pertencia.
A coleção colaborativa inclui reinterpretações de duas silhuetas da marca de calçado batizadas de Classic ONIA e Tasman ONIA, que foram trabalhadas através de técnicas de artesanato tradicionais e de iconografia característica da tribo seminole. Ambas construídas a partir de pele de carneiro e camurça, enquanto que a Classic chega complementada por missangas e bordados, a Tasman apresenta-se decorada com um padrão floral e finalizada com pontos de chicote junto da sua gola. Para além dos pares, a coleção contempla peças de vestuário, que vão desde calças de ganga a hoodies carregadas de grafismos coloridos com elementos relativos à tribo da sua avó, assim como um documentário de 60 minutos que retrata a história da mesma.
De realçar que ambas as marcas irão doar cerca de 50.000 dólares ao Backstreet Cultural Museum – local onde Tremaine Emory fez a maior parte da sua pesquisa – e ao Guardians Institute – instituto que promove o desenvolvimento e a alfabetização de comunidades indígenas.
A coleção Denim Tears x UGG já se encontra disponível na plataforma online da Denim Tears.