Corteiz, a label londrina entre o hype e a autenticidade

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A Corteiz é o nome a merecer atenção na cena streetwear londrina. Clint, fundador e génio criativo por trás da marca, começou o projeto no seu quarto em 2017 – simples crewnecks e t-shirts com screen prints da célebre prisão de Alcatraz, que se tornaria no reconhecível logo da CRTZ. Bate certo com a estética militar, e ainda mais com a mensagem de autenticidade que nos impele a abandonarmos as normas e governarmo-nos a nós mesmos.

O impacto não foi imediato, mas até isso foi deliberado. Sem promoção além das redes sociais, Clint apostou exclusivamente na qualidade do produto e no boca-a-boca – até a página de Instagram da label foi, durante muito tempo, privada. Mesmo assim, os sinais de hype já se adivinhavam, e em 2019 um primeiro giveaway de t-shirts quase que originou uma batalha campal em pleno Soho, no centro de Londres. O marketing inovador ficou confirmado já no início deste ano, com a “Bolo exchange” – uma genial iniciativa que convidava os seguidores da marca a trocarem os seus casacos da North Face, Stussy, Supreme, Moncler e C.P. Company pelo novo puffer da Corteiz, o “Bolo”.

 

É inegável que a marca foi definitivamente catapultada para o mainstream, mas há um trabalho notável na preservação de uma identidade. Os drops são limitados, ultra-competitivos, mas a CRTZ faz tudo para desincentivar o mercado de resale – a ideia é manter uma comunidade unida em torno da label, sem ceder por completo aos imperativos do mercado. Tem dado frutos, até porque há peças que já se tornaram indistinguíveis da própria marca, desde os joggers às balaclavas. Além disso, vai aumentando a lista de celebridades a darem um endorsement tácito: além de Dave, Slowthai e Jorja Smith, também Stormzy já vestiu Corteiz em palco, e Virgil Abloh combinou umas meias RTW – o slogan “Rules the World” associado à label – com um fato Louis Vuitton na última Met Gala.

No meio de tudo isto, as coisas mantiveram-se surpreendentemente democráticas. O acesso aos drops continua a fazer-se exclusivamente através da plataforma online da marca. O que também se mantém é um sentimento vibrante em torno da Corteiz, o entusiasmo típico de uma fase ascendente que não parece ter intenções de abrandar. Só nos resta mantê-los debaixo de olho.