“COMO VOCÊ” é um mergulho documental no grime brasileiro
Partilhas
“COMO VOCÊ” é um mergulho nas origens de um híbrido improvável. Jesse Bernard, filmmaker e jornalista britânico, atravessou o Atlântico para conhecer os primeiros DJ’s a rodar grime britânico em festas undergroud brasileiras, e os MC’s locais que puseram um spin próprio no género, misturando-o com as batidas do baile funk. O resultado é uma curta-metragem documental sobre o “brime”, ou “grime-funk”, que explora o tipo de migração sonora unicamente possibilitada pela era da Internet, nas suas dimensões artísticas, sociais e políticas.
O pano de fundo é o que conhecemos: a violência estatal e a guerra às drogas nas periferias, agravadas pelo bolsonarismo e pela pandemia. A grime scene brasileira surge retrada como um escape multifacetado, fonte de diversão mas também de oportunidades – Bernard não hesita em falar numa “via emancipatória”, que “vai além da música, está na linguagem, na forma de vestir.” As pontes com as sementes do género no Reino Unido são claras: “o impulso é o de querer ser mais do que a tua posição no mundo te permite”.
“COMO VOCÊ” tem a chancela da WePresent – plataforma da WeTransfer dedicada às digital arts – e pode ser visto acima. O lançamento chega acompanhado de um EP, “Pra Cima”, que serve de banda sonora ao projeto, concedendo a spotlight a alguns dos artistas que o protagonizam. Há também dois screenings agendados em Portugal, com o apoio de contracoutura: dia 2 de setembro na Antù, em Lisboa, e no dia 4 de setembro no Maracujália, no Porto.